câncer-de-boca

Quais são os estágios do câncer de boca?

Estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca) projetam, para o biênio 2018-2019, quase 15 mil novos casos de câncer de boca no país. Os homens com idade superior a 50 anos são os mais atingidos. O processo de prevenção leva em conta hábitos simples e saudáveis, como boa higiene, zero álcool e zero cigarro. Esse tipo de tumor manifesta-se sob diferentes estágios. Se perceber sinais e mudanças na coloração ou no aspecto de sua boca, ferimentos que não cicatrizam procure orientação médica.

 Tis

Aqui, fala-se em carcinoma in situ, ou seja, restrito à área inicial. Se não for tratado, poderá se tornar invasivo. 

T1

Nesse estágio, o tumor tem até 2 cm de diâmetro, ou profundidade menor do que 5 mm, a possibilidade de disseminação para os gânglios linfáticos e baixa. 

T2

Caracteriza-se de modo igual ao estágio anterior, a diferença é que o tumor tem entre 2 a 4 cm de diâmetro, ou 5-10 mm de profundidade. A possibilidade de metástase regional e maior e a retirada da lesão juntamente com os gânglios linfáticos e preconizada.

T3

O tumor tem mais que 4 cm de diâmetro, ou maior do que 10 mm de profundidade. 

 T4

O tumor está crescendo em estruturas próximas, como ossos da mandíbula ou da face, músculo da língua, pele do rosto ou do seio maxilar. Frequentemente são encontrados gânglios linfáticos metastáticos em região cervical.

O Estadiamento depende do tamanho tumoral (T), da possibilidade de gânglios metastásicos ou acometidos (N) e de metástases a distancia (M).

N0. Não há nenhuma evidência de câncer nos gânglios linfáticos.
N1. O câncer se espalhou para um linfonodo do mesmo lado do tumor primário e esse linfonodo não tem mais do que 3 cm de diâmetro.
N2. Inclui três subgrupos:
N2a. O tumor se espalhou para um linfonodo do mesmo lado que o tumor primário, e tem entre 3 e 6 cm de diâmetro.
N2b. O tumor se espalhou para 2 ou mais linfonodos do mesmo lado que o tumor primário, mas nenhum é maior do que 6 cm.
N2c. O tumor se espalhou para 1 ou mais linfonodos em ambos os lados do pescoço ou no lado oposto do tumor primário, mas nenhum é maior do que 6 cm.
N3. O tumor se espalhou para um linfonodo, que tem mais do que 6 cm de diâmetro.

M0. O tumor não metástases a distancia.

M1. O tumor tem metástase a distancia como pulmao, osso, etc.

Os estagio clínicos se classificam do Estadio 0  ao Estadio IV.

Tratamento do câncer de boca

O tratamento dependerá de um processo chamado estadiamento, que é justamente para o cirurgião de cabeça e pescoço definir em que estágio a doença se encontra.

Dependendo do estadiamento, condições clinicas do paciente e decisões tomadas junto com o paciente, os tratamentos usualmente realizados são cirúrgicos, radioterápicos e quimioterápicos.

Comentários

Posted by Pablo Gabriel Quintana