Dor de garganta

Dor de garganta – Causas e tratamento

A dor de garganta é um incômodo comum que pode atingir todo tipo de pessoa durante várias fases da vida. Por mais que seja um problema simples de lidar, as dores podem evoluir para algo mais grave. Assim, é interessante saber exatamente as causas e o tratamento.

Causas da dor de garganta

Existem inúmeras causas para a dor de garganta. Ela se manifesta, geralmente, quando as amígdalas ou a faringe( garganta) estão inflamadas e é muito comum que as duas inflamem juntas, pois ambas ficam muito próximas uma da outra. Assim, é bem comum que o paciente chegue ao consultório com faringoamigdalite – inflamação na faringe e nas amígdalas.

As causas mais comuns da inflamação são infecções causadas por vírus ou bactérias, uso excessivo da voz, alergias, lesões na garganta (quando engolimos alguma coisa que machuca a garganta), poluição, ar seco, estresse, nervosismo, ou refluxo gastresofágico. Pode aparecer tanto em crianças como em adultos.

Lembrando que outras doenças como gripe, mononucleose, ou apenas um resfriado também pode desencadear inflamação na garganta.

Sintomas

Além do incômodo ao engolir alimentos sólidos, a dor de garganta também se manifesta em outros sintomas como febre (não muito comum, mas pode ocorrer), garganta visivelmente avermelhada (sinal de inflamação ou inchaço na garganta), dores pelo corpo, mau hálito e voz rouca. É importante destacar que a causa pode variar de paciente para paciente, portanto a consulta com um especialista é imprescindível para identificar a causa e orientar para o melhor tratamento.

Tratamento da dor de garganta

Geralmente o tratamento ocorre através de remédios antibióticos e anti-inflamatórios. Se a pessoa não conseguir engolir o comprimido ou preferir não tomar o remédio por via oral, o médico pode receitar o remédio via injeção intramuscular.

O antibiótico é indispensável, quando existir uma doença bacteriana, seja por via oral ou por injeção. Os remédios para inflamação tratam somente a inflamação, mas não a infecção, que é abordada com o antibiótico. Ou seja, você vai precisar tomar esses dois medicamentos ao longo da semana ou durante o tempo que seu médico receitar.

Alguns alimentos naturais fáceis de serem encontrados são ótimos aliados para a dor de garganta. Mel (muito benéfico no alívio da dor de garganta) e própolis (possui uma pequena quantidade de ação anti-inflamatória, mas que não dispensa o uso do medicamento) são opções muito comuns. Outra solução caseira é o gargarejo com água morna ou cha de camomila – que também pode ajudar no alívio da dor.

Contudo, ainda que essas soluções caseiras ajudem a aliviar, lembre-se de que procurar um médico é sempre a melhor solução.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião de cabeça e pescoço em São Paulo.

Comentários
Pablo Gabriel Quintana

Posted by Pablo Gabriel Quintana