Tireoide

6 sinais que indicam problemas na tireoide

A tireoide é uma pequena glândula em formato de borboleta, localizada no pescoço, abaixo do Pomo de Adão. Ela é fundamental para o bom funcionamento do coração, cérebro, fígado e rins. Algumas de suas funções são produzir os hormônios T3 e T4, que atuam no crescimento e desenvolvimento de crianças, agir na menstruação e fertilidade feminina, no controle emocional e na memória, estimular o metabolismo na queima de calorias, no equilíbrio de funcionamento dos órgãos e até no ritmo dos batimentos cardíacos.

Quando a tireoide apresenta problemas ou alterações, seus sintomas podem passar despercebidos e a situação pode se agravar. O exagero ou a diminuição da produção de hormônios causam alterações nos órgãos e em grande parte do organismo.

Identificando os sinais

Os hábitos e estilos de vida contemporâneos vêm influenciando e alterando as atividades das glândulas da tireoide, aumentando gradualmente as doenças que a acometem. Quando há uma produção excessiva de hormônios, o corpo sofre uma instabilidade de suas funções, o hipertireoidismo. Mas se há uma produção de hormônios muito lenta, os órgãos passam a não receber a dose necessária para funcionar corretamente e a doença é chamada de hipotireoidismo.

O hipertireoidismo costuma se caracterizar por dificuldade de concentração, agitação e nervosismo acima da média. Mesmo com um aumento de apetite, há dificuldade em ganhar peso. Já no hipotireoidismo, há perda de memória, cansaço, quedas de cabelo, aumento de peso rápido, ciclo menstrual irregular e pele seca.

Ainda assim, esses sintomas podem ser confundidos com outros problemas, mas há pontos a serem observados que podem ajudar a direcionar o foco para a tireoide. Listamos os 6 sinais mais relevantes na hora de identificar essas patologias:

Incômodo na garganta

Como a tireoide se situa anteriormente à garganta, quando há algum tipo de  inflamação pode ocorrer um desconforto na região. Em muitos casos percebe-se dor constante ao engolir, aumento do tamanho da glândula (papo), além de nódulos no pescoço.

Dificuldade em se concentrar

Uma vez que o cérebro precisa do hormônio da tireoide, se há algum tipo de alteração no seu fornecimento ele começa a dar sinais de problema. Um deles é a dificuldade em se concentrar, falhas na memória e esquecimentos constantes.

Queda de cabelo

Perder cabelo faz parte de uma continua renovação capilar normal. Mas quando o sintoma se torna frequente ou em grande quantidade, a causa do problema pode ser uma disfunção na tireoide.

Aumento ou perda de peso

Aumento ou perda de peso sem nenhuma alteração no apetite ou no tipo de alimentação pode ser indício de alteração na tireoide.

Cansaço e dores musculares

Fadiga contínua e inexplicável, sonolência e dores musculares podem ser sinais de hipotireoidismo. A doença desacelera o corpo, causando uma sensação de constante cansaço.

Alterações de humor

Flutuações frequentes da alegria para tristeza podem ser sinais de problemas na glândula. O declive ou excesso de hormônios provoca alteração de humor,  o que ocasionalmente inclui também irritabilidade, agitação excessiva, tristeza, depressão e ansiedade.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião de cabeça e pescoço em São Paulo.

Comentários

Posted by Pablo Gabriel Quintana

2 comments

Meu cabelo cai muito estou ganhando muito peso
E estou me sentindo inteiranda com tudo

Olá Heloísa, são sintomas comuns do hipotireoidismo porém você precisa de uma avaliação médica, para poder tirar todas as tuas dúvidas. Estou a disposição.