câncer de cabeça e pescoço

Fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de cabeça e pescoço

O câncer de cabeça e pescoço acomete cerca de 43 mil pessoas por ano. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), essa neoplasia faz, anualmente, mais de 20 mil vítimas fatais. Esse alto índice de mortalidade ocorre em função da doença ser diagnosticada tardiamente.

Neste sentido, é importante estar atento aos fatores de risco para este tipo de câncer. Quer saber mais sobre eles? Então, continue a leitura deste post.

Câncer de cabeça e pescoço: fatores de risco

A seguir, você conhecerá tudo sobre os principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença. Confira!

Tabagismo e álcool

O tabagismo é um dos fatores de risco mais comuns para diferentes tipos de câncer, inclusive o de cabeça e pescoço. Isso se dá em função das inúmeras substâncias tóxicas presentes no cigarro e em outros derivados do tabaco.

Da mesma forma, o consumo abusivo de álcool pode levar à irritação e dano aos tecidos dos órgãos, principalmente as bebidas de maior teor alcoólico. Quanto mais prolongado for o consumo, maior será o risco.

Exposição ocupacional 

Algumas ocupações profissionais têm um alto risco para o desenvolvimento do câncer de cabeça e pescoço em função da exposição contínua a substâncias cancerígenas, como, por exemplo, pó de madeira, amianto, níquel e fibras sintéticas.

Lesões pré-malignas

Existem alguns tipos de lesões pré-malignas que podem evoluir para uma neoplasia, como, por exemplo, as leucoplasias e eritroplasias. Essas condições se manifestam na superfície das mucosas dos lábios, língua e pregas vocais.

Enquanto as leucoplasias são lesões de cor branca, as eritroplasias são avermelhadas. Em ambos os casos, podem ser leves, moderadas ou graves. Sem o devido tratamento, evoluem para lesões malignas localizadas.

Infecções podem ser um fator de risco para o câncer de cabeça e pescoço

O câncer de cabeça e pescoço guarda uma forte relação com algumas infecções, especialmente aquelas causadas pelo Papilomavírus humano (HPV) e pelo vírus Epstein-Barr (EBV).

Ainda, os homens são significativamente mais afetados que as mulheres. Dados epidemiológicos e moleculares confirmam a relação do HPV 16 com estas neoplasias, particularmente na base da língua e tonsilas.

Além disso, a infecção pelo vírus C da hepatite crônica é fortemente associada ao desenvolvimento do carcinoma hepatocelular. Segundo estudos, há uma maior presença de anticorpos desse vírus em pacientes com câncer de cabeça e pescoço.

Enfraquecimento do sistema imunológico

As taxas mais altas desse tipo de câncer ocorrem entre pessoas com imunidade diminuída, consequência comum de transplantes de órgãos ou do uso de medicamentos para supressão do sistema imunológico.

Isso porque, com o enfraquecimento das células de defesa, nosso organismo fica mais suscetível a doenças. Caso já exista uma predisposição para o câncer, há uma chance maior de desenvolver neoplasias malignas.

Outros fatores de risco para o câncer de cabeça e pescoço

Além dos fatores já mencionados, existem outros que, mesmo em menor frequência, também podem contribuir para o desenvolvimento de um câncer de cabeça e pescoço. Entre eles, podemos citar:

  • má higiene bucal ou ausência de dentes;
  • ascendência asiática, principalmente a chinesa;
  • consumo de alimentos em conservas ou salgados;
  • mastigação de Paan, alimento produzido a partir da folha de bétel e areca.

Enfim, com a leitura deste post, você conheceu um pouco mais sobre os fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de cabeça e pescoço. Portanto, caso se enquadre em algum deles, converse com seu médico para avaliar a necessidade de monitoramento.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião de cabeça e pescoço em São Paulo!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp