injured african american man touching neck near doctor on blurred foreground

Caroço indolor no pescoço: O que pode ser?

Em função dos sintomas causados por alguns tipos de câncer, a presença de um caroço indolor no pescoço pode trazer grande preocupação. Neste sentido, é preciso entender mais sobre o assunto.

Neste post, você irá entender quando um nódulo no pescoço pode ser ou não um indício de câncer. Então, se você tem interesse no assunto, recomendamos a leitura deste texto.

O que pode ser um nódulo no pescoço?

O surgimento de um nódulo no pescoço pode ter origem em diferentes condições e pode estar localizado na pele ou em tecidos e órgãos dentro do pescoço. Essa localização pode ser determinante para identificar sua causa.

Entre as áreas do corpo onde os nódulos se formam com mais frequência, podemos citar, as glândulas tireóide, salivares e paratireoides, nervos laríngeos, músculos do pescoço, traquéia, laringe, vértebra cervical, nervos do sistema nervoso simpático e parassimpático, artérias e veias.

No que se refere às causas, a presença de um caroço indolor no pescoço comumente não indica a formação de um tumor, mas sim uma condição benigna, principalmente entre crianças e adultos jovens.

Ainda, a causa mais provável é o aumento de um gânglio linfático em decorrência de uma infecção ou inflamação da região da cabeça ou pescoço, como, por exemplo, amigdalites, infecções da pele ou dentárias.

Ademais, esses nódulos também podem ter origem na glândula tireoide, que não costumam causar sintomas. Quando provoca sintomas, o caroço é percebido na parte da frente do pescoço e o paciente apresenta dor de garganta, inchaço ou dificuldade para respirar ou engolir.

Outrossim, o aparecimento de um caroço indolor na pele da região do pescoço pode indicar um cisto sebáceo, que se forma em decorrência do acúmulo de sebo, substância produzida pela pele para a lubrificação e proteção dos pelos.

Por fim, esses nódulos podem ter relação com o quadro de paratireoide infecciosa, também conhecido como caxumba ou papeira, que surge como um caroço entre a olheira e o queixo e é causada pela infecção pelo vírus da família Paramyxoviridae.

Quando um caroço no pescoço é um câncer?

Agora que você já conheceu as condições benignas que podem ser a provável causa de um caroço no pescoço, precisamos falar sobre a possibilidade desse sintoma ter relação com um tumor maligno. 

Ainda, o risco de um nódulo indolor ser cancerígeno aumenta em pessoas com mais de 50 anos. Nesses casos, o sintoma é persistente e merece uma investigação aprofundada para descartar ou confirmar a neoplasia.

Quando um nódulo no pescoço está relacionado ao câncer, ele vem acompanhado de outros sinais, tais como, rouquidão, dificuldade para engolir, perda de peso sem causa aparente, sensação de bola na garganta e mal estar geral.

Ademais, estima-se que até 85% dos casos de câncer no pescoço estejam associados à combinação entre tabagismo e alcoolismo, elevando em até 30 vezes o risco de desenvolvimento de um tumor.

Então, como você pode perceber, um caroço indolor no pescoço pode ter diferentes causas e origens. Por isso, caso persista e esteja provocando alguma dificuldade, procure um médico o quanto antes.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião de cabeça e pescoço em São Paulo!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp