caroço no pescoço

Caroço no pescoço: pode ser alguma doença grave?

A presença de um nódulo ou de um caroço no pescoço sempre traz grande preocupação. Afinal, não é para menos, esse pode ser um sintoma de diferentes tipos de problemas, desde quadros mais simples até doenças graves.

Quer saber mais sobre as possíveis causas para este caroço? Então, recomendamos a leitura deste post. A seguir, explicaremos tudo sobre como esse sintoma surge e as condições que pode indicar.

Todo caroço no pescoço indica um problema grave?

Não. Geralmente, esses caroços representam uma condição benigna e que nem sempre precisa ser tratada. Nos mais jovens, até os 14 anos, pode indicar uma doença inflamatória, como, por exemplo, uma dor de garganta.

Por outro lado, mesmo que não seja comum, um caroço no pescoço pode ser um indicativo de doenças graves, principalmente nas pessoas com mais de 50 anos. Nesses casos, o câncer de pescoço é uma causa possível.

Ainda, o risco é ainda maior se houver um histórico de tabagismo combinado com alcoolismo. Isso porque, a associação desses fatores pode aumentar em até 30 vezes o risco de desenvolvimento de tumores na região.

Quais são as possíveis causas de um caroço no pescoço?

O aparecimento de caroço no pescoço pode ser um indicativo de diferentes condições, causando dor ou não. A seguir, listamos algumas das possíveis causas para este sintoma:

Ínguas

Quando há uma inflamação no gânglio linfático, forma-se uma íngua semelhante a um caroço na região atrás do pescoço ou na parte lateral atrás da orelha. Essa inflamação pode ter origem em uma gripe, amigdalite ou em uma otite.

Nesses casos, não precisa de tratamento e tende a desaparecer quando o problema original é tratado. Porém, se a íngua não desaparecer após algum tempo ou se provocar dor e desconforto, pode indicar um problema mais sério, como o linfoma de Hodgkin e a sarcoidose.

Nódulo na tireoide

Quando surge um caroço na frente do pescoço, a causa mais comum costuma ser um nódulo na tireoide e, por isso, precisa ser avaliado por um endocrinologista. Embora não costumam causar sintomas, em casos raros pode provocar dor de garganta, inchaço ou dificuldade para engolir e respirar.

Nestas situações, é fundamental buscar o diagnóstico o quanto antes a fim de avaliar a necessidade de realizar uma biópsia para identificar se o nódulo é benigno ou maligno e se existe risco de câncer.

Contratura no pescoço

As contraturas podem ocasionar a formação de um caroço doloroso na parte anterior do pescoço. O problema ocorre quando o músculo contrai de forma incorreta e não é capaz de retornar ao seu estado normal.

Além da dor incômoda que pode provocar, o caroço decorrente dessa contratura é rígido e pode vir acompanhado de intenso desconforto na área afetada e também limitar os movimentos do paciente.

Câncer

No pior dos cenários, um caroço no pescoço pode ser um indicativo de um tumor maligno. Nesses casos, vem acompanhado de rouquidão, sensação de algo preso na garganta, perda de peso, mal estar geral, dificuldade para engolir e engasgo frequente.

Ainda, um câncer de cabeça e pescoço pode se formar nos músculos, nos linfonodos ou em órgãos da região, como a glândula tireoide. Quando antes a doença for diagnosticada e tratada, maiores serão as chances de cura.

Enfim, com a leitura deste post, você conheceu um pouco mais sobre as causas mais comuns de um caroço no pescoço. Portanto, caso perceba alguma anomalia na região, não hesite em procurar a avaliação de um médico.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião de cabeça e pescoço em São Paulo!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp