Ínguas

Ínguas: o que são, quais as causas e tratamentos

Embora o nome seja conhecido pelas pessoas, as ínguas ainda trazem muitas dúvidas. Às vezes, um pequeno inchaço que não traz muita desconfiança pode indicar esse problema, sendo um sinal de que o corpo está lutando contra alguma infecção.

Por isso, é preciso conhecer mais sobre o assunto e entender as causas, os sintomas e conhecer as opções de tratamento. Então, se quiser saber tudo a respeito das ínguas, continue a leitura deste post.

O que são ínguas?

A íngua é um linfonodo ou gânglio linfático inchado e que pode ocorrer em qualquer parte do corpo e não apenas no pescoço, mas também na virilha, atrás da orelha, na axila, na garganta e até na nuca.

Os linfonodos atuam como filtros no sistema imunológico, retendo agentes que podem ser nocivos e fazendo com que sejam eliminados pelos linfócitos, células de defesa dos linfonodos. Por isso, são estruturas fundamentais para a manutenção da nossa saúde.

Assim, quando nos referimos a uma íngua, estamos nos referindo a um linfonodo que está com tamanho aumentado. Isso significa que, na região acometida, as células de defesa estão lutando contra um processo inflamatório ou infeccioso.

Nesses casos, ao término da inflamação ou infecção, o inchaço pode levar algumas semanas para desaparecer, sem a necessidade de tratamento. Porém, existem casos em que uma doença grave está por trás desse problema, como um câncer ou uma doença autoimune.

Quais são as causas?

Os gânglios linfáticos estão espalhados pelo corpo, mas, normalmente, as ínguas mais superficiais ocorrem nas regiões do pescoço, axilas e virilha. Nesses casos, podem ocorrer pelas seguintes situações:

  • inflamação da pele: rinite alérgica, faringite, gengivite e outras inflamações da pele podem ocasionar o inchaço dos linfonodos;
  • infecções: resfriados, gripes, otite, sinusite, faringite ou viroses podem levar a formação de ínguas no pescoço, na nuca, na mandíbula, ou atrás da orelha;
  • doenças autoimunes: lúpus, artrite, vasculite e doença inflamatória intestinal podem causar aumentos dos linfonodos;
  • câncer: embora seja raro, pode causar ínguas, principalmente os linfomas, câncer de mama e câncer de pulmão.

Quais são os sintomas de ínguas?

Os principais sintomas provocados por uma íngua são rigidez muscular, dor na área afetada, inchaço e sensação de calor no local. Além disso, existem os desconfortos provocados pela condição que causou o inchaço dos linfonodos.

Existe tratamento?

O tratamento das ínguas consiste em eliminar os invasores ou doenças que estão exigindo a ação dos linfócitos. Por isso, o médico pode prescrever analgésicos, anti-inflamatórios ou até mesmo antibióticos.

Quando o problema está associado a um linfoma, o tratamento é feito por um oncologista e consiste em sessões de radioterapia, quimioterapia, cirurgia, entre outros. Porém, não é uma causa comum.

Enfim, considerando que o aparecimento de uma íngua está relacionado a uma doença, inflamação ou infecção, sempre é necessário buscar orientação médica. Portanto, caso perceba o aumento de algum linfonodo, não hesite em procurar um especialista.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião de cabeça e pescoço em São Paulo!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp