Laringoscopia

Laringoscopia: como é realizado este exame?

A laringoscopia é um exame que permite ao médico ver de perto a laringe e a garganta. A laringe é como sua caixa de voz, e está localizada no topo da traqueia.

É importante mantê-la saudável porque contém suas pregas vocais ou cordas. O ar que passa pela laringe e pelas pregas vocais faz com que elas vibrem e produzam som, dando a você a capacidade de falar.

Um especialista, normalmente o otorrinolaringologista, fará o exame. A seguir, entenda como é feito o procedimento.

Por que eu precisaria de uma laringoscopia?

A laringoscopia é usada para aprender mais sobre várias condições ou problemas em sua garganta, incluindo:

  • Tosse persistente;
  • Tosse sangrenta;
  • Rouquidão;
  • Dor de garganta;
  • Mau hálito;
  • Dificuldade em engolir;
  • Dor de ouvido persistente;
  • Massa ou crescimento na garganta.

Além disso, o procedimento também pode ser realizado para remover um objeto estranho.

Preparação para o exame

Antes de ir para o exame, planeje uma viagem de ida e volta para o procedimento com um acompanhante. Devido ao efeito da anestesia, o paciente fica impossibilitado de dirigir por algumas horas.

Normalmente, o padrão é evitar comer e beber por oito horas antes do exame, dependendo da anestesia.

Certifique-se de informar sobre quaisquer medicamentos que esteja tomando. Pode ser solicitado que você pare de tomar alguns deles até uma semana antes do procedimento.

Então, lembre-se de verificar com seu médico se é seguro interromper qualquer medicamento prescrito antes de fazer isso – jamais interrompa qualquer medicação por conta própria!

Como funciona uma laringoscopia?

Antes de realizar o procedimento, o médico pode solicitar alguns exames, para uma compreensão melhor do caso e sintomas. Esses testes podem incluir:

  • Exame físico;
  • Raio-x do tórax;
  • Tomografia computadorizada;
  • Deglutição de bário.

Geralmente, a laringoscopia leva de cinco a quarenta e cinco minutos. O procedimento se divide em dois tipos: indiretos e diretos.

Laringoscopia indireta

O médico utilizará um espelho para explorar a laringe. O paciente pode ser solicitado a fazer um determinado som para fins de avaliação. Caso encontre algo estranho na garganta, o profissional fará a remoção.

Laringoscopia direta

O método direto pode ser realizado no hospital ou no consultório do seu médico. Sendo que, no último, o paciente fica sedado sob supervisão de um especialista.

Um pequeno telescópio especial flexível entra no nariz ou na boca e desce pela garganta. O médico olhará através do telescópio para obter uma visão mais próxima da laringe.

Diagnóstico

Durante o exame, o médico pode coletar amostras, recuperar ou retirar um objeto estranho. Além disso, também pode ser que realize uma biópsia. Então, após o procedimento, o profissional discutirá os resultados e as opções de tratamento ou encaminhará o paciente a outro médico.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião de cabeça e pescoço em São Paulo!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp