A tireoide é uma glândula muito importante para o corpo. Quando funciona corretamente, impacta positivamente no funcionamento de diversos órgãos. Por outro lado, se apresenta alguma disfunção, traz grandes prejuízos para a saúde do paciente.
Por isso, é importante adotar hábitos que beneficiam a sua função. Neste sentido, preparamos este post com algumas dicas de cuidados que você precisa ter.
1. Evite a automedicação
A glândula tireoide possui uma hipersensibilidade à ação de alguns medicamentos, tais como, antiácidos, anti-inflamatórios, antidepressivos e antibióticos. Porém, esses fármacos costumam ser utilizados sem qualquer prescrição médica.
Então, se você deseja manter o bom funcionamento da sua tireoide, evite a automedicação. Quando o uso é recomendado por um médico, não há problemas em fazê-lo. O problema está na ingestão contínua e excessiva desses produtos.
2. Fuja das substâncias nocivas
Existem inúmeras substâncias nocivas presentes em nosso dia-a-dia que prejudicam a tireoide. Porém, algumas estão inseridas em nossa rotina por completo desconhecimento, como é o caso dos produtos que compõem os recipientes plásticos que são usados para armazenar alimentos.
Ademais, os agrotóxicos utilizados nas plantações para eliminar doenças e pragas são extremamente nocivas à saúde e funcionam como um veneno para a glândula tireoide. Por isso, é recomendada a escolha de alimentos livre desses produtos.
3. Mantenha um bom nível de vitamina D
A vitamina D é muito importante para a saúde da tireoide. Isso porque o nutriente é um hormônio esteroide que influencia nos hormônios tireoidianos. Assim, faça exames periódicos para acompanhar o seu nível de vitamina D.
Ademais, esse nutriente pode ser obtido naturalmente a partir da exposição solar. Quando essa ação não é possível, a suplementação é indicada. Porém, precisa ser prescrita por um médico e as doses devem ser personalizadas para facilitar a sua absorção.
4. Evite o consumo de sal iodado
O sal iodado está presente nos peixes, frutos-do-mar, manteiga, abacaxi, alcachofra, aspargos e verduras de coloração escura. Contudo, o excesso desse mineral pode piorar um distúrbio de tireoide latente ou em tratamento, desregulando o metabolismo do paciente.
5. Cuidados com alimentação
A alimentação exerce grande influência na saúde da tireoide. Para mantê-la regulada, é importante que sua dieta seja equilibrada, contemplando nutrientes fundamentais para a glândula, tais como, zinco, selênio e ômega-3.
Para isso, dê preferência as carnes magras, sementes de abóbora, feijão, amêndoa, castanha-do-pará, farinha de trigo, ovo, abacate, óleo de linhaça, salmão, sardinha, atum e ostras.
6. Cuide da saúde do intestino
A manutenção de um intestino saudável impacta diretamente no bom funcionamento da tireoide. Isso porque ao serem acometidas por inflamações, as células do intestino levam substâncias nocivas para a corrente sanguínea.
Além disso, a má absorção de nutrientes pode estar relacionada com as doenças autoimunes, como é o caso das disfunções tireoidianas. Assim, mantenha-se hidratado, alimente-se de forma saudável e pratique atividades físicas regularmente.
Portanto, ao seguir as dicas deste post, você está no caminho certo para ter uma tireoide saudável e funcionando corretamente. Com isso, contribui diretamente com a saúde de todo o corpo.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião de cabeça e pescoço em São Paulo!