Rearview shot of a designer experiencing discomfort in her shoulders while sitting at her desk

Wryneck (torcicolo): causas, tipos e tratamentos

O torcicolo é uma torção de pescoço caracterizada por uma contração involuntária dos músculos da região cervical. Essa condição é responsável por proporcionar uma forte dor e um grande desconforto na pessoa, chegando a causar limitações temporárias na movimentação da cabeça.

Essa torção faz com que a pessoa fique com a cabeça inclinada para um único lado, enquanto o queixo fica virado para a direção oposta. Além disso, em alguns casos, as fibras musculares ficam tão apertadas, que é possível acontecer problemas relacionados à circulação sanguínea.

Causas

Normalmente, o torcicolo é causado por um posicionamento inadequado da cabeça durante o sono, após fazer um movimento muito brusco com o pescoço ou por realizar um exercício físico de maneira incorreta.

De uma forma geral, essa condição também pode ser resultado de um grande acúmulo de tensões emocionais e de uma sobrecarga na região, que causam uma rigidez no pescoço e, consequentemente, a torção.

Além disso, esse problema também pode estar relacionado com outras questões médicas, como infecções na área da cabeça e do sistema nervoso, tumores no pescoço e hipertireoidismo.

Tipos de torcicolo

Existem diferentes tipos de torcicolo, os principais deles são:

Congênito:

Esse tipo é mais comum em recém-nascidos. Ele ocorre em razão do encurtamento do músculo esternocleidomastoideo que é, basicamente, o músculo responsável pelos movimentos de inclinação e rotação da cabeça.

Dermatogênio:

É caracterizado pela limitação dos movimentos do pescoço em decorrência de uma lesão de pele na região. Acontece principalmente em pessoas que sofreram alguma queimadura na região e estão em processo de cicatrização.

Vestibular ou labiríntico:

Esse tipo de torção não possui relação com o músculo do pescoço, mas sim com o labirinto, que é uma estrutura localizada no ouvido e é responsável pelo nosso equilíbrio.

Espasmódico:

Considerado o tipo mais comum, ele é caracterizado pelo excesso de rigidez do pescoço em decorrência da hipertonicidade dos músculos cervicais.

Normalmente ele é causado por sobrecarga física, tensão emocional, trauma por deslocamento repentino ou por permanecer na mesma posição durante um longo período, principalmente na hora de dormir.

Reumático

Como o próprio nome sugere, esse tipo é causado pela presença de doenças reumatológicas que de alguma maneira afetam os músculos do pescoço.

Ocular

Seu surgimento está ligado à paralisia dos músculos oblíquos extra oculares, ou seja, aqueles que possuem relação com os movimentos de inclinação e rotação da cabeça.

Espúrio

É ocasionado por fraturas ou degenerações nas vértebras cervicais.

Sinais e sintomas

Dentre os principais sinais e sintomas desta condição, estão:

  • Dor no pescoço;
  • Limitação nos movimentos da cabeça;
  • Ombro mais alto em um lado específico do corpo;
  • Rigidez ou inchaço nos músculos do pescoço;
  • Dor de cabeça.

Tratamento

Geralmente os sintomas da torção melhoram após as primeiras 24 horas, se curando por completo em um prazo de 3 a 5 dias. No entanto, caso não ocorra melhora no período de uma semana ou apareçam novos sintomas como formigamento e dificuldade para respirar, é recomendado buscar ajuda médica.

Nesse caso, a melhor forma para tratar a torcicolo é relaxando o músculo da região, que pode ser feito por medicamentos, sessões de fisioterapia, exercícios de alongamento e até mesmo através de procedimentos cirúrgicos, em casos mais complexos.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião de cabeça e pescoço em São Paulo!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp