Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Causas dos nódulos cervicais

Causas dos nódulos cervicais
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
26/04/2024

Os nódulos cervicais podem ter origem em diversos fatores e devem ser investigados por um especialista

Os nódulos cervicais podem ser definidos como formações sólidas com mais de um centímetro de diâmetro que aparecem na região do pescoço devido ao crescimento anormal de células. Embora o aparecimento dos nódulos indique algum problema de saúde de natureza benigna, geralmente uma infecção ou inflamação no pescoço ou em outras áreas do corpo, as causas dos nódulos cervicais podem ser variadas e devem ser investigadas.

Quero tratar um nódulo cervical!

Também conhecidos como “ínguas”, os nódulos podem ser únicos ou múltiplos e causar sintomas diferentes, de acordo com sua localização, volume e o tipo de problema que originou a massa cervical. Se os nódulos estiverem associados a sintomas, como dificuldade para engolir, dor, vermelhidão, febre, dificuldade para respirar e alterações na voz, é importante procurar um cirurgião de cabeça e pescoço para levantar as causas do nódulo cervical e estabelecer um diagnóstico preciso sobre a condição.

Principais causas dos nódulos cervicais

Os nódulos cervicais são manifestações comuns que sinalizam alguma alteração que impede o funcionamento adequado do organismo. O aumento dos linfonodos é uma reação a algum agente agressor, como infecções e inflamações. Os linfonodos são estruturas que armazenam e produzem glóbulos brancos, as células de defesa do nosso organismo. Então, quando a produção dessas células aumenta, os linfonodos crescem e provocam nódulos perceptíveis na região do pescoço.

Apesar de a maioria dos casos estar relacionada a doenças benignas, os nódulos cervicais também podem ser o primeiro sinal de um tumor maligno. Por esse motivo, conhecer as causas dos nódulos cervicais é importante até para afastar possíveis preocupações.

Infecções virais

Doenças provocadas por vírus são uma das causas dos nódulos cervicais porque desencadeiam a resposta imunológica do organismo com o aumento da produção dos glóbulos brancos. São exemplos de infecções virais:

  • Gripes;
  • Resfriados;
  • Covid-19;
  • Hepatites;
  • HIV;
  • Herpes;
  • Febre amarela;
  • Toxoplasmose;
  • Citomegalovírus.

Receba um diagnóstico especializado com o Dr. Pablo Quintana!

CONTATO

Infecções bacterianas

As doenças bacterianas também provocam aumento dos linfonodos da região do pescoço como reação de defesa do organismo. Infecções dentárias, bucais, pneumonia, gonorreia, sífilis e tuberculose são alguns exemplos que podem ser apontados como causas dos nódulos cervicais.

Doenças oncológicas

As doenças oncológicas, sejam primárias (com sítio de tumor confirmado, como tumor de língua, tumor de amígdala ou linfoma) ou nódulos metastáticos (tumores secundários ao sítio primário), devem estar na mesa de diagnóstico, já que os nódulos cervicais de crescimento progressivo — nódulos endurecidos, sem desaparecimento em até 21 dias — precisam de investigação pelo cirurgião de cabeça e pescoço.

Doenças congênitas ou cistos

Os nódulos cervicais que surgem na região anterior e posterior do pescoço podem ser originados por doenças congênitas e cistos, que são pequenas bolsas de líquido revestidas por uma fina membrana. Os cistos são condições benignas em sua grande maioria, mas uma pequena porcentagem dos casos pode evoluir para neoplasias malignas. Entre as principais hipóteses diagnósticas, temos os cistos branquiais, os cistos tireoglossos, os linfangiomas e os hemangiomas.

Doenças inflamatórias

As doenças inflamatórias são mais uma das causas dos nódulos cervicais. Traumas na região da cabeça e pescoço, além de lesões musculares e cutâneas, podem provocar o aparecimento de caroços na região.

Como é feito o diagnóstico dos nódulos cervicais?

O diagnóstico dos nódulos cervicais é feito pelo cirurgião de cabeça e pescoço ao investigar o histórico clínico do paciente para descobrir os hábitos da pessoa, sintomas associados e o tempo de evolução da doença, por exemplo. O exame físico também é importante para determinar a localização da massa cervical, a quantidade de nódulos e outras características que auxiliam no diagnóstico.

Exames complementares já no consultório do Dr. Pablo Quintana, como nasofibrolaringoscopias, laringoscopias e ultrassonografias, ajudam e agilizam o diagnóstico clínico.

Exames de sangue, de imagem e uma biópsia do nódulo podem ser solicitados pelo especialista para complementar a análise.

Opções de tratamento

O tratamento depende diretamente das causas dos nódulos cervicais e deve ser individualizado de acordo com as necessidades do paciente. Nos casos mais leves originados por resfriados, por exemplo, os nódulos tendem a desaparecer sozinhos ao término do processo inflamatório. Outras situações podem precisar de uma intervenção mais específica.

Como dissemos, o diagnóstico preciso é imprescindível para descobrir as causas dos nódulos cervicais e determinar o tratamento mais adequado. O cirurgião de cabeça e pescoço é o médico mais indicado para tratar lesões benignas e malignas que podem surgir nas fossas nasais, seios paranasais, cavidade oral, tireoide, glândulas salivares, faringe, laringe e tecidos moles do pescoço.

O Dr. Pablo Quintana possui título de especialista em Cirurgia da Cabeça e Pescoço com pós-graduação internacional em Cirurgia Robótica pelo Hospital Albert Einstein.

Agende sua consulta com o Dr. Pablo Quintana.

 

Fontes:

Dr. Pablo Quintana

Ministério da Saúde