Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Cirurgia robótica de cabeça e pescoço: como funciona?

Cirurgia robótica de cabeça e pescoço: como funciona?
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
23/09/2024
5 min. de leitura

Cicatrizes delicadas, recuperação rápida e riscos operatórios reduzidos são alguns dos benefícios da cirurgia robótica

A cirurgia robótica de cabeça e pescoço tem revolucionado a forma como procedimentos complexos e extremamente mórbidos são realizados. Afinal, através dessa técnica, os cirurgiões têm maior precisão, controle e visualização da região anatômica, o que permite intervenções menos invasivas e mais eficazes no tratamento de diversas condições.

O que é a cirurgia robótica?

A cirurgia robótica é um método avançado de intervenção cirúrgica que utiliza um sistema de alta precisão, beneficiando principalmente os procedimentos realizados em áreas anatômicas delicadas e de difícil acesso, como o pescoço, a garganta (orofaringe), a supraglote (parte superior da voz) e a tireoide.

Na cirurgia robótica, o cirurgião controla um console de tal forma que seus movimentos são transmitidos para os braços robóticos através de um sistema computadorizado, que elimina os tremores e garante uma manipulação mais delicada dos tecidos.

Como funciona uma cirurgia robótica de cabeça e pescoço?

Na cirurgia robótica de cabeça e pescoço, o paciente é posicionado de forma a permitir o melhor acesso ao local de intervenção. Na sequência, o cirurgião faz pequenas incisões pelas quais os braços robóticos e uma câmera endoscópica são inseridos — no caso de uma tireoidectomia, por exemplo — ou os braços robóticos são posicionados dentro da boca por meio de afastadores para alcançar a área da orofaringe ou supraglote a ser operada. Dessa forma, a câmera proporciona uma visão ampliada do campo operatório, enquanto os braços robóticos, equipados com instrumentos cirúrgicos miniaturizados, são controlados pelo cirurgião a partir de um console.

Essa abordagem minimamente invasiva é especialmente importante para os tratamentos de cabeça e pescoço, pois permite que o cirurgião realize procedimentos complexos em pequenas áreas anatômicas com uma precisão inigualável. Dessa forma, reduz-se o trauma aos tecidos circundantes, garantindo uma recuperação mais fácil e tranquila para o paciente, além de melhores resultados estéticos e funcionais.

Indicações para cirurgia robótica de cabeça e pescoço

A cirurgia robótica de cabeça e pescoço está indicada para uma variedade de condições que exigem intervenção precisa e minimamente invasiva, incluindo:

  • Tumores de tireoide benignos e malignos;
  • Câncer de amígdala;
  • Câncer de base de língua;
  • Câncer de boca, garganta e laringe;
  • Distúrbios das glândulas salivares;
  • Condições obstrutivas que afetam a respiração e deglutição.

Benefícios da cirurgia robótica de cabeça e pescoço

A cirurgia robótica de cabeça e pescoço oferece vantagens tanto para os pacientes quanto para os cirurgiões. Afinal, como os movimentos são realizados pelos braços robóticos, eles são muito mais precisos, reduzindo os danos aos tecidos saudáveis. Além disso, por ser realizada com pequenas incisões, esse tipo de cirurgia é considerado um método menos invasivo.

Portanto, os principais benefícios da cirurgia robótica de cabeça e pescoço para o paciente são:

  • Menos dor no pós-operatório imediato;
  • Recuperação mais rápida;
  • Cicatrizes menores e melhor resultado estético;
  • Menor risco de complicações.

Condições tratadas com essa técnica

A cirurgia robótica pode ser utilizada para tratar uma variedade de condições na região da cabeça e pescoço, sendo que as principais estão descritas a seguir.

Câncer de boca e garganta

A cirurgia robótica de cabeça e pescoço permite remover tumores na boca e garganta (base de língua e amígdala) com danos mínimos aos tecidos circundantes, preservando funções essenciais como a fala e deglutição. Além disso, a precisão dessa cirurgia reduz os riscos de complicações, além de aumentar as chances de preservar a função e a estética da região.

Câncer de tireoide

Para cânceres de tireoide, a cirurgia robótica oferece uma abordagem menos invasiva, com menores incisões e recuperação mais rápida, além de uma menor chance de cicatrizes visíveis no pescoço, independentemente de ser a remoção total ou parcial da glândula.

Câncer de laringe

O câncer de laringe corresponde a 20% dos cânceres de cabeça e pescoço e é uma condição bastante associada ao tabagismo. Assim, a remoção de tumores na laringe com cirurgia robótica pode ser feita de maneira precisa, preservando estruturas vitais e melhorando os resultados funcionais pós-operatórios, principalmente na supraglote.

Distúrbios das glândulas salivares

A cirurgia robótica de cabeça e pescoço pode tratar eficazmente os distúrbios das glândulas salivares, removendo tumores nas glândulas parótidas, por exemplo.

Como é o pré-operatório?

O pré-operatório para uma cirurgia robótica de cabeça e pescoço começa com uma avaliação médica, incluindo exames de imagem (como tomografia computadorizada ou ressonância magnética) e exames laboratoriais.

Também é necessário avaliar a abertura de boca para saber se o paciente tem a angulação necessária para a colocação dos braços robóticos no sítio cirúrgico.

Após o agendamento do procedimento, o paciente receberá as instruções específicas sobre alimentação, medicação e outros cuidados especiais para garantir o sucesso do procedimento.

Cuidados no pós-operatório

Após a cirurgia robótica de cabeça e pescoço, os cuidados com a ferida operatória e a saúde geral do paciente são importantes para uma recuperação bem-sucedida. Esses cuidados incluem a limpeza da ferida com água e sabão neutro, o uso de medicamentos conforme prescrição médica e repouso de acordo com orientação médica para evitar complicações locais.

Além disso, uma alimentação líquida ou pastosa é fundamental, analgésicos e cuidados com a área cicatricial devem ser tomados, e o repouso vocal também é necessário.

Assim, devido a tantos benefícios para a equipe médica e o paciente, a cirurgia robótica de cabeça e pescoço representa um avanço significativo na Medicina, oferecendo soluções mais precisas e menos invasivas para condições complexas. Dessa forma, com uma preparação adequada e a escolha por uma equipe cirúrgica especializada e experiente, os pacientes podem esperar resultados positivos e uma recuperação mais rápida.

Entre em contato agora mesmo com o Dr. Pablo Quintana

 

Fontes:

Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço;

Brazilian Journal of Health Review.