Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Doenças inflamatórias nas glândulas salivares

Doenças inflamatórias nas glândulas salivares
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
13/03/2023

Conheça mais sobre as doenças que podem atingir as glândulas salivares

O que são as glândulas salivares e quais seus principais tipos?

Para entender melhor sobre as doenças inflamatórias nas glândulas salivares, precisamos entender antes o que são esses órgãos. As glândulas salivares são os tecidos responsáveis pela produção e secreção da saliva, que lubrifica a boca e a garganta.

Elas contêm enzimas que dão início ao processo de digestão dos alimentos ingeridos, além de agregarem anticorpos e outras substâncias que auxiliam na prevenção de infecções.

Existem dois tipos de glândulas salivares: as maiores e as menores. De tal modo, temos um conjunto de glândulas maiores em cada lado da face: as parótidas, outras abaixo da mandíbula: as submandibulares e nas laterais da língua: as sublinguais. As parótidas, localizadas na frente às orelhas, são as maiores e é o lugar onde surgem grande parte dos tumores das glândulas salivares — em geral, benignos.

Existem ainda as glândulas submandibulares e sublinguais, que são menores e tem maior risco de que os nódulos nelas sejam malignos. Já as glândulas salivares menores são estruturas realmente pequenas, não visíveis a olho nu, e que ficam dispersas por toda a mucosa, que vai da boca até a região inferior da faringe.

Doenças inflamatórias nas glândulas

São diversas as possibilidades de doenças inflamatórias nas glândulas salivares, ou chamas de sialoadenites, patologias essas que podem trazer sensações bem desagradáveis e dolorosas para os pacientes.

Entre as enfermidades que podem cursar com a inflamação, algumas podem ter relação direta com vírus ou bactérias — ou, em casos mais críticos, com tumores benignos ou malignos.

Sialoadenite

A sialoadenite é a própria inflamação nas glândulas salivares. Sua origem pode ser infecciosa ou não, apresentando como seus principais sintomas:

  • Febre;
  • Calafrios;
  • Dor;
  • Edema unilateral ou abaulamento regional;
  • Saliva grossa ou com gosto ruim;
  • Calor local;
  • Vermelhidão na região afetada;
  • Nódulos cervicais ou linfonodos aumentados.

O tratamento dessa enfermidade é conduzido de acordo com o fator desencadeante da inflamação. O médico pode prescrever anti-inflamatórios e analgésicos para aliviar os sintomas. Quando a origem é bacteriana, pode ser necessária a prescrição de medicação antibiótica. É necessária uma avaliação do cirurgião de cabeça e pescoço para um correto diagnóstico e acompanhamento da condição.

Sialotíase — pedras e cálculos nas glândulas salivares

Entre as doenças inflamatórias nas glândulas salivares, essa é caracterizada pela presença de sais de cálcio, que muitas vezes obstruem as glândulas, trazendo dor, edema e, geralmente, infecção. A hidratação, a massagem e os analgésicos podem aliviar os sintomas de pacientes com cálculo salivar. Antibióticos também podem ser prescritos para evitar a sialadenite aguda.

Abscesso salivar ou glandular

Quando uma sialoadenite ou uma sialolitiase complica, a glândula afetada pode acumular secreção purulenta em seu interior, complicando as doenças inflamatórias das glândulas salivares. Exames de imagem e tratamentos adequados permitem a melhora dos sintomas. Em casos mais graves, cirurgias para drenagem do abscesso glandular podem ser indicadas.

Tumores abscedados ou linfonodos abscedados.

No diagnóstico diferencial dos abscessos glandulares, temos os tumores que por algum motivo infecionam, provocando os sintomas do abscesso glandular: dor, vermelhidão, trismo, abaulamento glandular.

No interior das glândulas salivares também temos os linfonodos cervicais, que podem ficar infeccionados simulando um abscesso glandular.

Conheça mais sobre os procedimentos na cabeça e pescoço, entre em contato agora mesmo e agende já uma consulta com o Dr. Pablo Quintana.

Diagnóstico para as inflamações nas glândulas salivares

É muito importante estar atento aos sinais que o corpo nos dá. Os exames de imagem, além do exame físico, são suficientes para diagnosticar as sialoadenites, sialolitiases, abscessos glandulares ou tumores nas glândulas salivares.

Ao buscar avaliação médica, é comum que o especialista faça uma avaliação clínica inicial e, eventualmente, solicite exames de imagem, como a tomografia de face e pescoço ou ultrassonografia, que são exames altamente sensíveis utilizados na propedêutica médica.

Tratamentos para as inflamações nas glândulas salivares

Pacientes geralmente vão ao pronto-socorro buscar ajuda médica em casos de doenças inflamatórias nas glândulas salivares, onde a avaliação do cirurgião de cabeça e pescoço deve ser solicitada. Os tratamentos visam a diminuição dos sintomas, a diminuição do risco de infecção grave e o tratamento das complicações das sialoadenites e sialolitiases.

Entre em contato agora mesmo e agende uma consulta com o Dr. Pablo Quintana.

Fonte:

MSD

Dr. Pablo Ocampo Quintana