Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Especialista em câncer na tireoide

Especialista em câncer na tireoide
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
26/04/2023

Buscar um profissional capacitado logo nos primeiros sintomas aumenta as chances de cura do câncer na tireoide

Três vezes mais frequente em mulheres do que em homens, o câncer na tireoide consiste no crescimento de tumores, ou nódulos malignos, nessa glândula. Ele corresponde a cerca de 1% de todos os tumores malignos que podem afetar o corpo e é mais comum em pessoas dentro da faixa etária dos 20 aos 55 anos de idade, afirma o Instituto Vencer o Câncer.

Na maioria dos casos, os nódulos que surgem na tireoide são benignos, mas é essencial que sejam investigados por um médico endocrinologista ou um cirurgião de cabeça e pescoço. Se malignos, eles são capazes de se espalhar (metastizar) e, consequentemente, podem piorar o prognóstico ou precisar de outros tratamentos. Nesse caso, um especialista em câncer na tireoide deve ser consultado para análise e tratamento do paciente.

Qual o médico especialista no câncer de tireoide?

Na hora de diagnosticar e tratar o câncer de tireoide, buscar o médico certo é o primeiro passo na direção de um tratamento eficiente. O mais indicado é o cirurgião de cabeça e pescoço.

Vale ressaltar que o médico especialista em câncer na tireoide também é o encarregado do diagnóstico, seguimento e tratamento dos tumores benignos da tireoide.

Diagnóstico do câncer na tireoide

Normalmente, os nódulos na tireoide podem ser diagnosticados em exames de rotina ou até mesmo pelo próprio paciente ao notar um volume ou protuberância diferente no pescoço. Na maioria dos casos, esses nódulos não apresentam sintomas, mas, quando ocorrem, se apresentam com:

  • Dificuldade para engolir e respirar;
  • Inchaço no pescoço;
  • Tosse sem causa aparente;
  • Defeito estético cervical;
  • Mudanças no tom da voz;
  • Sensação de aperto no pescoço;
  • Dor ou incômodo local.

Entre os tipos de tumores na tireoide, os mais comuns são os carcinomas papilíferos e os foliculares, sendo o primeiro responsável por 70 a 80% dos casos. Embora o carcinoma papilífero seja pouco agressivo e de evolução lenta, um tratamento adequado e personalizado deve nortear a conduta médica.

Por esse motivo, procurar um especialista em câncer na tireoide, como o cirurgião de cabeça e pescoço, assim que apresentar algum tipo de sintoma ou notar algum nódulo no pescoço, deve ser uma prioridade.

Tratamentos para o câncer na tireoide

Após o diagnóstico, o especialista em câncer na tireoide deve orientar o paciente sobre os diversos tipos de tratamentos que existem e qual é o mais adequado, segundo o estadiamento clínico presente. Algumas opções de tratamento são:

  • Tireoidectomia: consiste na retirada total ou parcial da glândula tireoide, podendo ser ampliada com a ressecção dos linfonodos cervicais, procedimento chamado de esvaziamento cervical.
  • Ablação por radiofrequência de microcarcinomas de tireoide não metastáticos.
  • Iodo radioativo: o uso de iodo radioativo entra como medida complementar, diretamente na área da tireoide, com o objetivo de eliminar qualquer célula anormal e, assim, evitar possíveis recidivas.
  • Quimioterapia ou radioterapia: dependendo do câncer na tireoide, esses tratamentos têm indicações restritas, principalmente quando temos tumores mais agressivos ou metastáticos.

Em alguns casos, o médico especialista em câncer na tireoide pode recomendar a combinação de alguns dos tipos de tratamento, com o objetivo de melhorar as chances de controle da doença, melhorando o prognóstico dela.

Vale ressaltar que, normalmente, o câncer na tireoide responde bem aos tratamentos e possui uma excelente taxa de cura. Por isso, não deixe sua saúde para depois e não deixe de procurar um médico em caso de suspeita da doença.

Para saber mais a respeito e falar com um especialista em câncer na tireoide, entre em contato agora mesmo e agende uma consulta com o Dr. Pablo Quintana.

Fontes:

Instituto Vencer o Câncer

American Cancer Society

Instituto Nacional do Câncer (INCA)

Dr. Pablo Ocampo Quintana

Biblioteca Virtual em Saúde (Ministério da Saúde)