Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Laringite: causas e sintomas

Laringite: causas e sintomas
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
13/08/2024

Condição bastante comum em infecções respiratórias, a laringite também pode ser crônica e demandar atenção especial

A laringite é uma condição caracterizada pela inflamação da laringe, região do pescoço em que as cordas vocais estão localizadas, podendo resultar em rouquidão ou perda de voz. Suas causas são as mais diversas e, por isso, o quadro deve sempre ser investigado por um médico especializado, como o cirurgião de cabeça e pescoço, principalmente quando os sintomas permanecerem por tempo prolongado.

Entenda as causas da laringite e como reconhecer os sintomas.

CONTATO

O que é a laringite?

A laringite é a inflamação aguda ou crônica da laringe, que pode ocorrer tanto por processos infecciosos quanto pelo uso inadequado da voz ou outros danos teciduais. Na maioria das vezes o quadro é autolimitado (se resolve sozinho) e demanda apenas medidas de suporte, mas alguns pacientes podem ter laringite crônica e sintomas muito intensos, precisando de uma investigação mais detalhada e tratamentos específicos.

O que causa a laringite?

A laringite pode ser causada por várias condições e fatores, o que permite categorizar essa doença de acordo com o tempo de evolução: aguda ou crônica.

Causas agudas

A laringite aguda dura até sete dias e é bastante comum entre as crianças, sendo que suas principais causas são:

  • Infecções virais;
  • Infecções bacterianas;
  • Uso excessivo da voz;
  • Presença de corpo estranho ou trauma mecânico;
  • Cistos de retenção.

Ou seja, embora a maior parte das vezes a laringite aguda seja um quadro infeccioso viral, é importante que o paciente seja avaliado por um médico devido à grande gama de etiologias possíveis.

Causas crônicas

Já a laringite crônica é aquela que dura mais de sete dias e pode ser causada por:

  • Doença do refluxo gastroesofágico;
  • Sinusite crônica;
  • Infecções fúngicas ou parasitárias;
  • Doenças autoimunes;
  • Sarcoidose.

Devemos prestar atenção a sintomas que não melhoram em até 3 semanas. Nesses casos, precisam ser investigados, principalmente devido à suspeita de câncer de laringe.

Principais sintomas

Os sintomas da laringite costumam variar de acordo com a causa da inflamação e podem ter intensidade leve ou grave. Assim, como essa inflamação afeta a região das cordas vocais, os sintomas mais comuns incluem a rouquidão e a perda completa ou parcial de voz, mas o paciente também pode se queixar de:

  • Dor de garganta ou sensação de secura;
  • Tosse;
  • Dor ou desconforto para engolir;
  • Perda temporária de olfato.

Vale ressaltar, ainda, que a depender da causa da laringite o paciente pode apresentar queixas mais inespecíficas, mas que ajudam a elucidar o motivo da inflamação, como febre, cansaço, falta de ar e outros.

Como ocorre sua propagação?

Nos casos em que a laringite é causada por infecções virais ou bacterianas, a transmissão ocorre pelo contato direto com pessoas infectadas através de gotículas respiratórias ao falar, tossir ou espirrar. Porém, circular em alguns ambientes contaminados e ter contato com animais também são formas de contrair infecções fúngicas ou parasitárias que podem causar a laringite.

Como o diagnóstico é realizado?

Além de fazer uma revisão dos sintomas e do histórico médico do paciente, o diagnóstico da laringite demanda um exame físico específico da cavidade oral e a exclusão de outras condições que possam gerar os mesmos sintomas. Já o diagnóstico dos casos crônicos pode demandar métodos de avaliação mais específicos, como a pesquisa de fungos e bactérias ou até mesmo exames de imagem (como uma tomografia computadorizada).

Aprenda a identificar os sinais da laringite e cuide da sua voz.

CONTATO

Como tratar a laringite?

O tratamento da laringite depende da causa subjacente, sendo que as inflamações leves costumam melhorar em poucos dias com o repouso vocal e hidratação caseira. Porém, outras opções de tratamento incluem:

  • Medicações para tratar os sintomas (dor, febre, rouquidão);
  • Medidas de umidificação das vias aéreas;
  • Antibióticos de infecção bacteriana;
  • Medicamentos para refluxo gastroesofágico;
  • Fonoaudiologia.

Prevenção da laringite

A prevenção da laringite envolve, primeiramente, o cuidado com a saúde como um todo, visto que pessoas com o sistema imunológico fortalecido são menos propensas a ter infecções virais, bacterianas e, principalmente, fúngicas que podem se complicar. Além disso, medidas preventivas mais específicas incluem o tratamento de doenças crônicas (como o refluxo gastroesofágico), a cessação do tabagismo e fonoaudiologia no caso de cantores e pessoas que usam a voz em excesso.

Ou seja, a laringite é uma condição bastante prevalente e com potencial de gerar grandes incômodos ao paciente, principalmente naqueles que têm esse quadro com recorrência. Portanto, saber reconhecer as causas e os sintomas e buscar tratamento adequado é fundamental para garantir uma boa recuperação e se prevenir contra futuros episódios.

Entre em contato agora mesmo com o Dr. Pablo Quintana

Fonte:

Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço