Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Principais sintomas do câncer de boca

Principais sintomas do câncer de boca
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
24/11/2023

Embora sejam bastante inespecíficos, é preciso estar atento aos sintomas do câncer de boca para investigar a causa e iniciar o tratamento

O câncer de boca é uma condição grave que afeta milhares de pessoas em todo o mundo. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que cerca de 10 mil novos casos sejam diagnosticados em homens e 5 mil casos em mulheres a cada ano.

Esse tipo de tumor, conhecido também como câncer oral, pode se desenvolver em qualquer parte da cavidade oral, incluindo lábios, língua, gengivas, palato (céu da boca) e mucosas bucais, sendo muitas vezes diagnosticado em fase tardia.

Portanto, conhecer os fatores de risco e os principais sintomas do câncer de boca é fundamental para detectar precocemente e aumentar as chances de sucesso no tratamento.

Entre em contato agora mesmo e agende sua consulta

CONTATO

Fatores de risco associados ao câncer de boca

Embora qualquer pessoa, até mesmo as mais saudáveis, possam desenvolver algum tipo de câncer, essa doença certamente é mais comum em indivíduos que apresentam determinados fatores de risco, ou seja, condições que aumentam a predisposição individual de desenvolver tumores. Assim, conhecer esses fatores pode ajudar na prevenção e na identificação precoce do câncer oral.

São eles:

  • Tabagismo e consumo excessivo de álcool;
  • Infecção por HPV;
  • Exposição excessiva e desprotegida ao sol;
  • Má higiene bucal;
  • História familiar positiva para câncer de boca ou outros tipos.

Principais sintomas do câncer de boca

Os sintomas do câncer de boca são variáveis e muitas vezes inespecíficos, ou seja, podem estar presentes em diversas condições benignas de saúde. Porém, é sempre importante saber quais são eles e buscar atendimento médico para descartar qualquer sinal de malignidade e tratar a causa.

Dentre os sintomas do câncer de boca, destacam-se os seguintes:

Feridas ou úlceras na boca

Feridas ou úlceras persistentes na cavidade oral, que não cicatrizam em duas semanas, podem ser um sinal de alerta e devem sempre ser investigadas por um especialista. Estas feridas podem ser dolorosas, ou não, e geralmente ocorrem na língua, gengivas, palato ou mucosas bucais.

Manchas vermelhas ou brancas

Outros sintomas do câncer de boca são as manchas vermelhas ou brancas que surgem na cavidade oral e persistem por semanas, muitas vezes acompanhadas por uma sensação de dormência ou formigamento da região. Como podem estar presentes apenas no interior da cavidade oral, muitas vezes passam despercebidas pelos pacientes.

Dor persistente

A dor constante na boca, que não está relacionada a uma lesão óbvia ou que não melhora com o tempo, pode ser mais um dos sintomas do câncer de boca, especialmente quando se estende para a garganta e o pescoço ou até mesmo quando causa cefaleia.

Dificuldade para mastigar ou engolir

A dificuldade para mastigar ou engolir alimentos, bem como para mover a língua adequadamente, é outra indicação de que algo pode estar errado na cavidade oral e indicar o crescimento de tumores que afetam a função normal da boca.

Inchaço ou nódulos

Embora nódulos ou inchaços na região do pescoço sejam comuns após resfriados, o surgimento de nodulações mais endurecidas e imóveis, principalmente dolorosas, em qualquer parte da região cervical deve ser avaliado por um profissional de saúde.

Mau hálito

Por fim, é importante manter uma vigilância quanto ao hálito bucal, visto que o mau cheiro (halitose) em indivíduos com higiene adequada pode ser um dos sintomas do câncer de boca, especialmente se estiver associado a feridas, manchas ou dor que não cessam.

Entre em contato agora mesmo e agende sua consulta

CONTATO

Tratamento para o câncer de boca

O tratamento para o câncer de boca depende do estágio da doença, do tipo de alteração celular, da localização do tumor e de outros fatores individuais do paciente. Porém, geralmente as opções de tratamento incluem:

  • Cirurgia: a remoção cirúrgica do tumor é uma das principais opções de tratamento, e a depender do tamanho e localização do tumor, isso pode envolver a remoção de parte da língua, gengivas, palato ou outros tecidos afetados;
  • Radioterapia: a radioterapia utiliza radiações de alta energia para destruir as células cancerosas, podendo ser escolhida como tratamento principal (especialmente nos casos em que o tumor atinge vasos sanguíneos importantes) ou em combinação com a cirurgia;
  • Quimioterapia: este tratamento envolve o uso de medicamentos de alta potência para combater as células cancerosas, podendo ser prescritos antes ou após a cirurgia;
  • Imunoterapia: trata-se de uma abordagem que começou a ser usada mais recentemente, e que estimula o próprio sistema imunológico a destruir as células cancerosas.

Ou seja, a escolha do tratamento para o câncer de boca dependerá da avaliação médica completa, do estado de saúde do paciente e do estágio da doença, e por isso é fundamental que os pacientes discutam todas as opções com sua equipe médica e tomem uma decisão esclarecida.

Onde tratar o câncer de boca?

Para tratar o câncer de boca, é fundamental buscar assistência médica especializada com profissionais experientes na área de oncologia e cirurgia de cabeça e pescoço, como o Dr. Pablo Quintana, um renomado especialista nesta área e com anos de experiência nos sintomas do câncer de boca, diagnóstico e tratamento do câncer oral.

Entre em contato agora mesmo e agende sua consulta

CONTATO

Entre em contato com o Dr. Pablo Quintana e agende já sua consulta.

Fontes:

Inca

Oncoguia