Conheça quais são os tipos de câncer de tireoide, uma patologia com bom prognóstico e que acomete majoritariamente o público feminino jovem
Considerando todos os tipos de câncer de tireoide, essa neoplasia corresponde a 1% de todos os tipos de câncer.
O câncer de tireoide acomete três vezes mais as mulheres do que os homens, sendo que dois a cada três casos ocorrem na faixa etária dos 20 aos 55 anos.
A glândula tireoide fica localizada na parte anterior do pescoço, sendo responsável pela produção dos hormônios tri-iodotironina (T3), tiroxina (T4). Ela geralmente tem um tamanho entre 5 e 15 centímetros cúbicos, não tem nódulos no seu interior e na sua parte posterior tem relação com as glândulas paratireoides.
Fatores genéticos e alimentares, bem como baixo consumo de iodo, doenças autoimunes, obesidade são algumas das causas de nódulos de tireoide. Dada a sua localização, os nódulos na tireoide podem ser visíveis ou palpáveis — e um exame físico adequado, juntamente a ultrassonografias, pode ser o começo do diagnóstico de câncer de tireoide.
Quais são os tipos de câncer de tireoide?
Existem diferentes tipos de câncer de tireoide, que variam em incidência e em gravidade. Conheça-os a seguir.
Carcinoma papilífero
O carcinoma papilífero, ou carcinoma papilar, é o tipo mais comum de câncer de tireoide, correspondendo de 50 a 80% dos casos.
Em geral, o carcinoma papilar apresenta um crescimento lento e pouca agressividade, embora possa ter metástases cervicais, sua incidência e pequena.
Carcinoma folicular
O carcinoma folicular, representa de 10 a 20% dos tipos de câncer de tireoide.
Apesar de ter chances altas de metástase para outros órgãos, como pulmões e ossos, é um tipo de câncer que tem apresenta também ótimas chances de controle.
O carcinoma folicular pode apresentar uma variação chamada de carcinoma das células de Hurthle, que representa 4% de todos os tipos de câncer de tireoide. Apesar de o prognóstico, normalmente, ser favorável, é uma variante mais agressiva que precisamos lembrar.
Carcinoma medular
Com uma ocorrência menor, está o carcinoma medular da tireoide, que consiste em 4% das neoplasias diagnosticadas na glândula.
Esse tipo de câncer de tireoide é mais agressivo, podendo se disseminar tanto para os gânglios linfáticos da região do pescoço como para órgãos como o pulmão.
Uma característica do carcinoma medular da tireoide é a liberação de calcitonina. A calcitonina é um hormônio proteico sintetizado pelas células parafoliculares da tireoide.
O carcinoma medular tem uma forte relação com um gene mutado o gene RET.
O carcinoma medular pode ser de dois tipos:
- Carcinoma medular esporádico, que representa 80% desse tipo de câncer, sendo mais comum em adultos;
- Carcinoma medular hereditário ocorre com mais frequência na infância ou início da vida adulta.
Carcinoma anaplásico
O carcinoma anaplásico tem uma incidência muito rara, representando apenas 2% dos casos dos tipos de câncer na tireoide. Entretanto, é uma das neoplasias mais agressivas.
Chamado também de carcinoma indiferenciado, ele prolifera-se rapidamente, com altas chances de metástase, podendo causar ainda a obstrução das vias áreas devido ao crescimento do tumor no pescoço. Tratamentos cirúrgicos, radioterápicos e quimioterápicos geralmente são indicados para o controle de doença.
Linfoma de tireoide
O linfoma de tireoide é um tipo bastante raro de neoplastia, desenvolvendo-se a partir dos linfócitos, que fazem parte do sistema linfático e atuam no sistema imunológico. Os linfomas têm prevalência em tireoide de 0,6% a 5%; apresentam antecedente clínico de tireoidite de Hashimoto em 27% a 100% dos casos. Podem ser identificados linfoma Hodgkin e não-Hodgkin, sendo o não-Hodgkin de células B o mais prevalente.
Sarcoma de tireoide
O sarcoma de tireoide é outra ocorrência extremamente rara. São neoplasias agressivas onde o prognostico não e favorável. Tratamentos cirúrgicos, radioterápicos e quimioterápicos são realizados a fim de controle de progressão de doença.
Conheça mais sobre os procedimentos na cabeça e pescoço, entre em contato agora mesmo e agende já uma consulta com o Dr. Pablo Quintana.
Quais os tratamentos para os tipos de câncer de tireoide?
Nos diferentes tipos de câncer de tireoide, é comum a necessidade de remoção cirúrgica do tumor num procedimento chamado tireoidectomia, que pode ser total ou parcial, a depender do tipo e grau da patologia.
Em todos os casos, é fundamental o acompanhamento do cirurgião de cabeça e pescoço, para definirmos qual a melhor abordagem do tumor de tireoide.
Qual profissional procurar em caso de câncer de tireoide?
O câncer de tireoide pode ser diagnosticado pelo endocrinologista, ginecologista ou oncologista, mas o tratamento cirúrgico e acompanhamento oncológico são realizados pelo cirurgião de cabeça e pescoço.
Entre em contato agora mesmo e agende uma consulta com o Dr. Pablo Quintana.
Fonte: