Conheça os principais tipos de cirurgia de tireoide existentes e quando eles são recomendados
O que é a tireoide?
A tireoide é uma glândula endócrina localizada no pescoço, na parte anterior da cartilagem cricoide e traqueia. Trata-se de uma das principais glândulas responsáveis por regular o metabolismo do corpo e produzir hormônios, como a tiroxina (T4) e a triiodotironina (T3). Essas substâncias ajudam a regular o ritmo cardíaco, a temperatura corporal, a pressão arterial e a função nervosa.
A tireoide pode apresentar vários problemas, como hipertireoidismo (quando produz muito hormônio), hipotiroidismo (quando produz pouco hormônio) e nódulos tireoidianos (crescimentos nodulares anormais na glândula), que por sua vez podem ser benignos ou malignos. Essas alterações podem afetar o bem-estar geral e a saúde do paciente e, se não forem tratadas adequadamente, podem levar a complicações graves.
Em muitos casos, pode ser necessária a realização de diversos tipos de cirurgia de tireoide como forma de tratamento. Entenda os procedimentos a seguir:
Quais os tipos de cirurgia da tireoide?
Existem três tipos de cirurgia da tireoide que são considerados os principais. São eles:
- Tireoidectomia total: é uma cirurgia que remove toda a tireoide. É indicada para tratar doenças como o hipertireoidismo na sua variante doença de Graves, câncer da tireoide, crescimento anormal da tireoide, chamado de bócio, e nódulos tireoidianos grandes, principalmente aqueles maiores do que 3 cm e bilaterais;
- Tireoidectomia parcial – Lobectomia: é uma cirurgia que remove apenas uma parte da tireoide, retirando o lado direito ou o lado esquerdo. É indicada para tratar nódulos tireoidianos grandes, câncer de tireoide unilateral ou hipertireoidismo na sua variante doença de Plummer, também chamada de nódulo tóxico. Muitas vezes, o crescimento anormal de um dos lados da tireoide é chamado de bócio unilateral, com ou sem nódulos no seu interior;
- Istmectomia: consiste na retirada da ponte que une o lobo direito e o lobo esquerdo. Em situações em que existe um nódulo único localizado nessa região, essa cirurgia está indicada.
Em todos os casos, a escolha do melhor tipo de cirurgia da tireoide depende de muitos fatores, incluindo tumores que se estendem para fora da glândula, a presença de metástases cervicais, presença de nódulos bilaterais e as preferências do paciente.
O cirurgião de cabeça e pescoço pode fornecer informações detalhadas sobre cada tipo de cirurgia da tiroide e determinar qual é a melhor opção para cada caso.
Indicações para cada tipo de cirurgia da tireoide
Existem diferentes indicações para os tipos de cirurgias da tireoide, e a escolha do procedimento mais apropriado dependerá do diagnóstico, da extensão da doença e da avaliação clínica do paciente.
A tireoidectomia total, por exemplo, é considerada o procedimento mais comum, além de ser indicada para o tratamento de doenças como câncer de tireoide, bócio difuso (aumento uniforme da tireoide), nódulos tireoidianos múltiplos e/ou grandes e patologias autoimunes, como a doença de Graves.
Já a tireoidectomia parcial é recomendada para pacientes com nódulos tireoidianos únicos ou dominantes, com cistos tireoidianos grandes que provocam sintomas, neoplasias malignas unilaterais (dependendo do tamanho e extensão do nódulo) ou com bócio nodular (aumento da tireoide devido a um ou mais nódulos).
Cuidados após cada cirurgia
Cada tipo de cirurgia da tireoide possui suas particularidades. No entanto, alguns cuidados pós-operatórios podem ser semelhantes em todos os casos. São eles:
- Repouso: é importante descansar e evitar atividades físicas mais intensas por alguns dias após o procedimento cirúrgico;
- Medicação: é indispensável tomar a medicação indicada pelo cirurgião de cabeça e pescoço, de modo a controlar a dor e incômodos cervicais;
- Alimentação: a recuperação de todos os tipos de cirurgia de tireoide passa por uma alimentação balanceada, que seja pobre em opções gordurosas, e ingesta de bastante água;
- Curativo: é fundamental manter cuidados com o curativo no local da cirurgia, conforme orientado pelo cirurgião.
Qual médico realiza a tireoidectomia?
Todos os tipos de cirurgia da tireoide devem ser conduzidos por um cirurgião de cabeça e pescoço, médico especializado também no diagnóstico e tratamento de doenças de regiões como a boca, garganta, laringe, glândulas salivares e paratireoides.
O Dr. Pablo Quintana é especializado em cirurgia de cabeça e pescoço, além de ser cirurgião do Instituto do Câncer Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho, ajudando na formação de novos especialistas em sua área.
Entre em contato agora mesmo e agende uma consulta com o Dr. Pablo Quintana.
Fontes: