Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Tipos de tumores de laringe

Tipos de tumores de laringe
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
28/06/2023

O carcinoma de células escamosas é o tipo mais comum de tumor de laringe, representando mais de 90% dos casos.

A laringe é um órgão localizado na região cervical (pescoço), que conecta a faringe à traqueia, tendo grande importância para a respiração e a produção da voz. Além disso, a laringe desempenha um papel importante na proteção das vias aéreas, evitando que alimentos e líquidos entrem nos pulmões.

Nesse sentido, por afetarem uma região tão importante, os tipos de tumores de laringe podem ter graves consequências para a função de vocalização e até mesmo da respiração no indivíduo e causam grande impacto à qualidade de vida do paciente.

Entenda os principais tumores de laringe

Os tumores de laringe podem ser classificados em dois tipos mais comuns: o carcinoma de células escamosas e o de glândula salivar menor.

Carcinoma de células escamosas

Também chamado de carcinoma espinocelular, esse tipo de tumor é responsável por mais de 90% dos casos de câncer de laringe. Ele se origina das células que revestem o órgão e pode afetar qualquer porção da laringe, como as cordas vocais, a epiglote, a região supraglótica ou a região subglótica. Portanto, esse é um dos tipos de tumores de laringe com potencial de causar os mais diferentes sintomas, como rouquidão, dificuldade para engolir, dor de garganta, falta de ar ou tosse persistente.

Câncer de glândula salivar menor

Já o câncer de glândula salivar menor, como o carcinoma adenoide cístico é um tipo raro de câncer de laringe que se origina das glândulas salivares menores, tem um crescimento lento.  Os tumores de glândula salivar menor podem crescer lentamente e não causar sintomas por um longo período. Assim, quando os sintomas aparecem, o tumor já costuma estar bem avançado.

Condrosarcoma e tumores neuroendócrinos

São tumores raros que podem afetar a laringe, mais especificamente as cartilagens que fazem parte da estrutura anatômica dela — como é o caso do condrossarcoma, que apresenta um crescimento progressivo. Os tumores neuroendócrinos, por sua vez, variam de acordo com a sua diferenciação celular.

Fatores prognósticos influenciam na sobrevida como a variante: carcinoma neuroendócrino de pequenas células, estadiamento IV e metástases cervicais.

Sintomas

Os sintomas que podem ser indicativos de tumores de laringe costumam variar conforme o tipo e a localização do tumor, mas alguns dos mais comuns são:

  • Rouquidão persistente;
  • Dor de garganta e/ou tosse persistente;
  • Dificuldade para engolir alimentos e líquidos;
  • Sensação de caroço na garganta;
  • Dor de ouvido persistente;
  • Falta de ar.
  • Engasgos frequentes;
  • Nódulos ou caroços no pescoço.

É importante lembrar que muitos desses sintomas podem ser causados por outras condições médicas além dos tipos de tumores de laringe, por isso é fundamental consultar um médico cirurgião de cabeça e pescoço para avaliar qualquer sintoma persistente ou preocupante. Um diagnóstico precoce pode fazer toda a diferença no tratamento e na cura do câncer de laringe.

Relação com tabagismo

Existe uma forte relação entre o tabagismo e os tipos de tumores de laringe, pois o tabaco contém substâncias químicas que podem danificar o DNA das células e desencadear um crescimento anormal, levando à formação de tumores. Além disso, o hábito de fumar aumenta a produção de muco na laringe, o que pode irritar as células e aumentar o risco de desenvolver câncer. O vapor e fumaça do cigarro também elevam a temperatura da mucosa, alterando e danificando as células do epitélio da laringe.

Segundo estudos, o tabagismo é responsável por cerca de 85% dos casos de câncer de laringe em todo o mundo, sendo que há uma relação direta entre a quantidade de cigarros e o tempo de consumo de tabaco com o desenvolvimento dos tipos de tumores de laringe.

Tratamentos para os tumores de laringe

A escolha do tratamento para os tipos de tumores de laringe deve ser muito bem discutida entre médico e paciente, pois como a laringe é uma região tão importante para a fala, respiração e deglutição, pode haver perda de alguma dessas funções e o paciente vir a ter que depender de métodos alternativos para se comunicar, respirar ou se alimentar.

Assim, as formas de tratamento mais indicadas para os principais tipos de tumores de laringe estão descritas a seguir.

Laringectomia parcial e/ou total

Esta cirurgia objetiva remover parte ou toda a laringe, a depender da extensão do tumor, sendo que a laringectomia parcial pode preservar a fala e a respiração do paciente, enquanto a total envolve a remoção completa da laringe e suas funções.

Radioterapia e quimioterapia

A radioterapia é um tratamento que usa raios ionizantes para destruir as células cancerosas de qualquer um dos tipos de tumores de laringe, enquanto a quimioterapia envolve a administração de medicamentos que ocasionam dano molecular nas células tumorais, permitindo sua destruição. Em alguns casos, a radioterapia e a quimioterapia são usadas em conjunto para aumentar a eficácia do tratamento, principalmente em tumores mais avançados.

Reabilitação fonatória

Após a cirurgia de laringectomia total ou laringectomia parcial, o paciente deve iniciar a reabilitação fonatória, reabilitação importante na recuperação da fala, deglutição e qualidade de vida. Essa terapia pode envolver o uso de dispositivos externos de fala ou técnicas de reabilitação vocal, tudo isso avaliado e conversado nas consultas pré-operatórias e pós-operatórias.

Porém, é importante lembrar que cada caso é único, e o tratamento deve ser individualizado e personalizado para atender às necessidades específicas de cada paciente e os tipos de tumores de laringe. O tratamento precoce pode aumentar as chances de cura e melhorar a qualidade de vida do paciente.

Entre em contato agora mesmo e agende uma consulta com o Dr. Pablo Quintana.

Fontes:

Revista Brasileira de Enfermagem

International Archives of Otorhinolaryngology

Dr. Pablo Quintana