Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Opções de tratamento para sialoadenite

Opções de tratamento para sialoadenite
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
26/05/2024

O tratamento para sialoadenite inclui terapia medicamentosa, medidas locais e, em alguns casos, cirurgia

A sialoadenite é uma condição bucal caracterizada pela inflamação de uma ou mais glândulas salivares, principalmente nas glândulas parótidas e submandibulares, causando um quadro de inchaço e bastante dor. Por ser causada principalmente por infecção bacteriana, o tratamento para sialoadenite envolve dietas com restrição de alimentos ácidos ou cítricos, uso de antibióticos e anti-inflamatórios e medidas de higiene bucal, sendo que em algumas situações pode ser necessário recorrer à cirurgia para evitar que o quadro se torne crônico.

Quero tratar a sialoadenite!

Vale destacar, ainda, que a condição é mais frequente em pacientes com condições que aumentam a facilidade das bactérias se multiplicarem, como:

  • Pacientes idosos;
  • Má higiene bucal;
  • Recém-nascidos, principalmente prematuros;
  • Síndrome de Sjögren;
  • Jovens com anorexia;
  • Cirurgias abdominais;
  • Radioterapia ou quimioterapia;
  • Uso de medicações antidepressivas;
  • Baixa ingesta de água.

Como é feito o diagnóstico da sialoadenite?

O diagnóstico da sialoadenite é realizado pelo médico tendo como base a história clínica do paciente, o exame físico de cavidade bucal e orofaringe e, em alguns casos, os exames complementares, como ultrassonografia e tomografia computadorizada.

Entre os sinais que podem estar presentes e que ajudam no diagnóstico, estão dor bucal, enrijecimento da articulação mandibular, saída de secreção purulenta endo-oral, inchaço, vermelhidão e aumento da temperatura local.

Receba um diagnóstico e tratamento adequado da sialoadenite!

CONTATO

Como é feito o tratamento para sialoadenite?

O tratamento para sialoadenite é importante tanto para aliviar os sintomas do paciente quanto para evitar que a condição evolua para uma complicação, como um abscesso, ou até que se torne crônica.

Tratamento com antibióticos

O pilar do tratamento para sialoadenite é o uso de antibióticos chamados “antiestafilocócicos”, ou seja, que tratam condições infecciosas causadas pela bactéria Staphylococcus aureus. Embora essa seja a espécie bacteriana mais relacionada à condição — cerca de 80% dos casos —, o exame de cultura da saliva ajuda a confirmar tanto o agente etiológico quanto se o paciente é resistente a algum antibiótico.

Além disso, para guiar corretamente o tratamento, é importante que o médico considere o perfil epidemiológico regional, a resistência microbiana, a gravidade da infecção e outros critérios que guiam a terapia medicamentosa.

Medidas locais

Além dos antibióticos, algumas medidas podem ser adotadas pelo paciente, com orientação médica, como parte do tratamento para sialoadenite, buscando aliviar os sintomas e promover uma recuperação mais rápida das glândulas salivares. Um exemplo são os sialagogos, medicamentos que estimulam a produção de saliva e ajudam a melhorar o fluxo salivar e aliviar a obstrução dos ductos.

As compressas quentes também são uma forma de aliviar a dor e o inchaço do quadro, além de promover a drenagem do pus, se presente. Faz parte dessa abordagem, também, um aumento da ingesta de líquidos e massagem na área afetada, que pode ser uni ou bilateral.

Uso de anti-inflamatórios

O uso de anti-inflamatórios e corticoides pode ser utilizado para controle de sintomas de dor local como tratamento para sialoadenite. Analgésicos, por sua vez, devem ser usados para controle da dor. 

Manter uma boa higiene local

A higiene bucal é uma etapa fundamental no tratamento para sialoadenite, pois, através da escovação adequada e do uso de enxaguantes bucais, é possível evitar novos quadros de infecção bacteriana e, consequentemente, ter uma melhor qualidade de vida.

Qual profissional procurar para o tratamento da sialoadenite?

Para o diagnóstico e tratamento para sialoadenite, é recomendável procurar um médico especializado em doenças que acometem essa região do corpo, ou seja, um cirurgião de cabeça e pescoço especializado e experiente na área. Através de um exame físico minucioso e de uma entrevista clínica detalhada, a condição pode ser identificada e tratada corretamente, evitando risco de complicações.

Além disso, alguns pacientes podem ter indicação de fazer cirurgia como parte do tratamento para sialoadenite, principalmente para evitar recidivas e uma cronificação da doença, sendo que esse profissional saberá indicar adequadamente a intervenção para cada paciente.

Entre em contato agora mesmo e agende sua consulta com o Dr. Pablo Quintana.

 

Fontes:

MSD Manuals

Revista Cirurgia BMF