Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Cuidados antes e depois da tireoidectomia

Cuidados antes e depois da tireoidectomia
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
24/05/2023

Cirurgia para a remoção da tireoide é a mais realizada pelo cirurgião de cabeça e pescoço

Tireoidectomia é um termo empregado para denominar o procedimento de retirada parcial ou total da glândula tireoide. Esta cirurgia pode ser necessária para tratar casos de câncer, crescimento exacerbado da glândula(bócio), hiperfunção (doença de graves), nódulos únicos hiperfuncionantes (síndrome de plummer), nódulos aumentados de tamanho, etc.

Alguns cuidados antes e depois da tireoidectomia são necessários por parte do cirurgião de cabeça e pescoço e de toda a equipe de fonoaudiólogos e endocrinologistas parceiros no tratamento multidisciplinar das doenças da tireoide.

Confira mais informações sobre os cuidados da tireoidectomia a seguir:

Cuidados antes da tireoidectomia

Uma vez diagnosticada alguma doença na glândula tireoide que precisa de tratamento cirúrgico, os cuidados antes da tireoidectomia são muito importantes. Orientações quanto ao tempo de jejum, horários de internação, uso ou suspensão de medicações de uso rotineiro, tempo de internação hospitalar e rotina pré-operatória serão conversados pelo cirurgião de cabeça e pescoço.

Exames pré-operatórios e avaliações médicas devem ser levadas no dia da internação, incluindo:

  • Provas de função tireoidianas (TSH, T4 livre, anticorpos)
  • Avaliação da função das glândulas paratireoides (PTH, Cálcio iônico e cálcio total)
  • Laringoscopia direta ou nasofibrolaringoscopia;
  • Ultrassonografia cervical;
  • Ultrassonografia de tireoide;
  • Resultado da punção por agulha fina (PAAF);
  • Tomografia computadorizada do pescoço, caso solicitado;
  • Exames cardiológicos e avaliação do cardiologista;
  • Ter realizado uma avaliação pré-operatória fonoaudiológica.

O cirurgião de cabeça e pescoço fornecerá todas as respostas sobre o dia e horários de internação, disponibilizando seus contatos para o paciente e para os familiares, de modo a garantir uma internação tranquila.

Como é a feita a tireoidectomia?

A tireoidectomia é realizada pelo cirurgião de cabeça e pescoço com anestesia geral e costuma durar, em média, 2 horas. Para acessar a tireoide, o cirurgião faz uma pequena incisão na base do pescoço para remover a glândula em sua totalidade ou apenas parte dela.

Outra técnica que vem ganhando popularidade é a tireoidectomia endoscópica ou TOETVA (Tireoidectomia Endoscópica Transoral), que evita cicatrizes na região cervical, pois a incisão é feita pela mucosa oral. Este procedimento pode ser realizado com auxílio do robô, caracterizando assim um procedimento chamado tireoidectomia robótica.

A tireoidectomia parcial e total tem várias indicações que devem ser discutidas com o seu cirurgião de cabeça e pescoço, que dedicará todo o tempo necessário para explicar sobre os benefícios e riscos de cada técnica operatória, bem como os cuidados da tireoidectomia e resultados tanto oncológicos e funcionais esperados para cada caso.

Outro detalhe importante é discutir sobre o seguimento e possibilidades de outros tratamentos para cada paciente como, radiofrequência, iodo terapia, radioterapia e quimioterapia nas doenças tireoideanas.

Cuidados pós-tireoidectomia

A retirada da tireoide é um procedimento seguro que não costuma trazer complicações mais graves aos pacientes. Ainda assim, os cuidados pós tireoidectomia são essenciais para garantir uma boa recuperação e permitir que a pessoa retome a sua rotina diária mais rapidamente.

Em geral, as recomendações básicas são fazer repouso relativo durante 10 ou 15 dias. Isso significa fazer pequenas caminhadas, evitar esforços físicos mais intensos, não dirigir, não abaixar a cabeça e evitar exposição ao sol. Outros cuidados da tireoidectomia incluem:

  • Alimentação adequada, com ingestão apropriada de água;
  • A reposição hormonal, dependendo do caso, será iniciada logo após a cirurgia de tireoide, sendo a primeira medicação a ser ingerida em jejum, com pouca água, mantendo-se em jejum por no mínimo 45 minutos para possibilitar a absorção do hormônio;
  • Medicações analgésicas e anti-inflamatórias são prescritas no pós-operatório de tireoidectomia e devem ser tomadas conforme orientação médica;
  • A depender do caso, pode haver a necessidade de o paciente utilizar um dreno no pescoço por alguns dias para retirar o excesso de líquido, juntamente com o curativo na região cervical.

Nesse procedimento, é utilizado um curativo impermeável que pode ser mantido por alguns dias sem necessidade de troca, até que o paciente retorne ao consultório. No entanto, esse é um dos cuidados da tireoidectomia mais relevantes no período, pois é preciso manter o local limpo e livre de umidade.

A tireoidectomia também pode causar alterações na voz, como rouquidão e cansaço ao falar. Por isso, recomenda-se falar com moderação e evitar cantar ou gritar no período de recuperação. Esse quadro pode durar algumas semanas e pode ser necessário fazer a reabilitação com um fonoaudiólogo.

Caso o paciente identifique anormalidades, abaulamentos cervicais ou dor, o cirurgião de cabeça e pescoço deve ser contatado conforme orientações pré-operatórias.

Qual profissional realiza a tireoidectomia?

O médico mais capacitado para realizar a tireoidectomia é o cirurgião de cabeça e pescoço, profissional especializado e com experiência suficiente para o diagnóstico, acompanhamento e tratamento de enfermidades relacionadas à tireoide.

Esse especialista em câncer na tireoide irá tomar todos os cuidados necessários para realizar um procedimento seguro e preservar a qualidade de vida do paciente. Entre em contato agora mesmo e agende uma consulta com o Dr. Pablo Quintana.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço

Dr. Pablo Quintana