O médico especializado em câncer de boca é o Cirurgião de Cabeça e Pescoço, que poderá conduzir o tratamento juntamente com a equipe multidisciplinar e outros profissionais da saúde
O câncer de boca é um tumor maligno que pode se desenvolver em qualquer região da cavidade oral, podendo afetar pessoas de todas as idades — embora seja mais comum em homens com mais de 50 anos. Trata-se de um tipo de câncer mais comum em fumantes e em pessoas que consomem elevadas quantidades de álcool, podendo estar associado também à falta de higienização bucal ou infecção pelo papiloma vírus humano.
Na maioria dos casos, o câncer na boca se apresenta em forma de nódulos ou ferimentos que demoram para cicatrizar. Essas lesões podem se manifestar em regiões como lábios, bochechas, gengivas, céu da boca, língua e soalho bucal. Entenda a seguir sobre o tratamento dessa doença e descubra quem é o médico especialista em câncer na boca.
Quando procurar um médico especialista em câncer de boca?
Em geral, sempre que o paciente apresentar uma úlcera ou ferida que não melhora em até 21 dias, é necessário procurar um médico especialista em câncer de boca para uma investigação mais detalhada. Além disso, os tumores da cavidade oral podem se apresentar inicialmente com caroços ou ínguas no pescoço, denominados linfonodos cervicais. Todas essas manifestações justificam a procura de um cirurgião de cabeça e pescoço.
Além disso, indivíduos que apresentam fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de boca devem ficar especialmente atentos ao aparecimento desses sintomas, fazendo um acompanhamento mais criterioso. É o caso de:
- Imunossuprimidos;
- Portadores do papilomavírus humano;
- Tabagistas;
- Pessoas que bebem diariamente;
- Indivíduos que usam dentaduras, pontes e coroas, uma vez que esses dispositivos podem causar irritação na mucosa bucal;
- Nutrição deficiente.
Qual especialista deve ser procurado?
O médico especialista em câncer de boca é o cirurgião de cabeça e pescoço. Muitas vezes, esse tipo de tumor maligno é primeiramente identificado por um dentista ou clínico geral, que encaminha o paciente ao especialista — que deverá, assim, conduzir uma investigação mais detalhada e confirmar a presença da patologia.
O tratamento será conduzido pelo médico especialista em câncer de boca, juntamente com profissionais das áreas de Oncologia, Radio-oncologia, médico da dor, médico paliativista, além de outras especialidades que podem ser necessárias conforme as necessidades de cada paciente.
Conheça mais sobre os procedimentos na cabeça e pescoço, entre em contato agora mesmo e agende já uma consulta com o Dr. Pablo Quintana.
Qual a formação do médico especialista em câncer na boca?
Para se tornar um médico especialista em câncer de boca, é necessário se formar na faculdade de Medicina e, em seguida, especializar-se em Cirurgia Geral ou em Otorrinolaringologia. Em seguida, o profissional precisa fazer uma subespecialização em Cirurgia de Cabeça e Pescoço.
Ao todo, portanto, são pelo menos 10 anos de eFstudo e dedicação para tornar-se um médico especialista em câncer de boca. O Dr. Pablo Quintana é formado em Medicina pela Universidade Mayor de San Simón, na Bolívia, e fez a revalidação do seu diploma na Universidade Federal do Ceará. A especialização em Cirurgia de Cabeça e Pescoço foi realizada no Instituto do Cancer Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho e A. C. Camargo Câncer Center, seguida por uma subespecialização em Cirurgia Avançada de Cabeça e Pescoço realizada na mesma instituição.
Como é a consulta com esse profissional?
Na consulta com o médico especialista em câncer de boca, o cirurgião de cabeça e pescoço realiza um exame físico detalhado, ultrassonografias de estadiamento, nasofibroscopia e laringoscopia indireta, exames complementares no consultório para identificar e determinar o comprometimento de outras estruturas e sub-regiões da cavidade oral e do pescoço
Além disso, o Cirurgião de Cabeça e Pescoço deverá solicitar ou realizar uma biópsia do tecido tumoral, de modo a realizar o diagnóstico histológico do tumor. Este procedimento pode ser realizado no consultório médico ou, dependendo da localização e tamanho do tumor, ou em um centro cirúrgico.
Entre em contato agora mesmo e agende uma consulta com o Dr. Pablo Quintana.
Fontes: