Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Quais são os tratamentos para mucocele?

Quais são os tratamentos para mucocele?
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
07/06/2024

O tratamento para mucocele pode incluir desde observação do quadro até cirurgia ou uso de laser

A mucocele é uma lesão benigna que ocorre na mucosa oral quando uma glândula salivar é lesionada ou fica obstruída, de tal forma que o muco se acumula, formando um cisto indolor. Geralmente, a lesão aparece no lábio inferior, causando grande preocupação aos pacientes, que buscam atendimento médico especializado para receber orientações e saber quais são os tratamentos para mucocele disponíveis e indicados.

Quero tratar o cisto mucoso!

Causas e sintomas da mucocele

Existem duas situações que podem levar à formação da mucocele: a obstrução da glândula salivar ou micro traumas na mucosa, geralmente associados ao hábito de morder o lábio ou a bochecha. Assim, independente da causa, os tratamentos para mucocele são os mesmos, sendo que a única diferença é a necessidade de cessar os hábitos que geram lesão na mucosa.

Com relação aos sintomas, a mucocele não costuma gerar dor, mas dependendo do tamanho do cisto que se forma, o paciente pode referir sensação de incômodo ou desconforto, principalmente ao comer ou falar. Por isso, os tratamentos para mucocele devem levar em consideração as características da lesão e os impactos para a saúde e bem-estar do paciente.

Procure um especialista para tratar a mucocele!

CONTATO

Como é realizado o diagnóstico da mucocele?

Antes de propor um tratamento para mucocele, é preciso fazer uma análise do material que compõe o cisto para descartar outras condições, como neoplasias localizadas e câncer. Geralmente, o diagnóstico se inicia quando o paciente procura atendimento médico queixando-se do crescimento de uma nodulação no lábio ou bochechas.

Com isso, o cirurgião de cabeça e pescoço deve fazer uma avaliação física do paciente e investigar hábitos que colaboram para o problema, como morder ou succionar os lábios ou as bochechas. Porém, mesmo que o exame físico e a história falem a favor dessa condição, é preciso, ainda, fazer uma biópsia para só então pensar na melhor opção de tratamento para mucocele para cada paciente.

Opções de tratamento para mucocele

Após obter a confirmação diagnóstica com a biópsia é necessário avaliar cada caso individualmente para abordar os tratamentos para mucocele. Os principais estão expostos a seguir.

Observação

Em alguns casos, especialmente se o cisto for pequeno e não estiver causando sintomas, o médico pode recomendar simplesmente observar a lesão ao longo do tempo como opção de tratamento para mucocele e reavaliar periodicamente para ver se ela desaparece por conta própria.

Cirurgia

Já nos casos em que a mucocele é muito grande, persistente ou estiver causando desconforto significativo, pode ser necessário realizar uma cirurgia para remover a lesão. Essa remoção, também chamada “exérese”, pode ser feita com diferentes técnicas cirúrgicas, sendo que a preferência costuma ser a retirada do cisto por completo, sem romper a cápsula protetora. Dentre as opções de tratamentos para mucocele, a cirurgia costuma ser a primeira escolha quando o cisto é sintomático.

Laser

Outra opção de tratamento para mucocele é o uso de laser de dióxido de carbono, que gera menos desconforto ao paciente por reduzir o sangramento, diminuir o tempo de procedimento e minimizar as possibilidades de infecção, de complicações e, principalmente, de recidiva da lesão.

Cuidados pessoais

Em meio às diversas opções de tratamentos para mucocele, é preciso lembrar que após a remoção da lesão o paciente deve seguir os cuidados recomendados pelo médico para garantir uma cicatrização adequada e prevenir complicações. Isso pode incluir:

  • Aplicação de compressas frias;
  • Evitar alimentos duros ou picantes
  • Manter uma boa higiene bucal;
  • Cessar por completo o hábito de morder os lábios.

Quando procurar um especialista?

Sempre que se notar o crescimento de um cisto, nódulo ou massa em qualquer região da cabeça e pescoço (incluindo mucosas orais) é preciso procurar o cirurgião especializado nessa área para investigar a origem da lesão e descartar causas mais graves. Além disso, pessoas com reincidência ou persistência do quadro mesmo após os tratamentos para mucocele também devem buscar esse atendimento.

O Dr. Pablo Quintana é cirurgião de cabeça e pescoço com ampla experiência no diagnóstico, acompanhamento e tratamento para mucocele.

Agende sua consulta com o Dr. Pablo Quintana.

 

Fonte:

Revista Odontológica do Brasil Central