Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

6 sinais de problemas na tireoide

6 sinais de problemas na tireoide
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
23/06/2023

Alterações da tireoide podem causar as mais diferentes sintomatologias, que devem ser avaliadas por um cirurgião de cabeça e pescoço

A tireoide é uma das mais importantes glândulas do corpo humano, pois produz hormônios que controlam o metabolismo do corpo. As doenças da tireoide se dividem principalmente entre funcionais e morfológicas, podem levar a tratamentos menos invasivos (como a radiofrequência) ou cirúrgicos, como a tireoidectomia. Portanto, estar atento aos sinais de problemas na tireoide é fundamental para buscar atendimento médico especializado e obter diagnóstico e tratamento precoces.

Sintomas de que a tireoide pode estar com problemas

Cada doença da tireoide pode gerar sintomas diferentes, sendo que os mais importantes sinais de problemas na tireoide são:

  • Nódulo de tireoide;
  • Disfonia ou rouquidão;
  • Nódulos cervicais;
  • Disfagia ou dificuldade de deglutir;
  • Alteração estética cervical;
  • Aumento do volume do pescoço.

Problemas que acometem a tireoide

Existem vários problemas de saúde que podem afetar a tireoide, levando à manifestação de diferentes sinais de problemas na tireoide. Os principais problemas que acometem este órgão que são tratados pelo cirurgião de cabeça e pescoço são:

Nódulos de tireoide

Os nódulos tireoidianos são aglomerados de células que podem ser sentidos como protuberâncias dentro da tireoide. Esses nódulos podem ser benignos ou malignos, incluindo o câncer de tireoide. Quando os nódulos são pequenos, geralmente não há sinais de problemas na tireoide. No entanto, à medida que crescem em tamanho ou passam por mudanças características, podem requerer investigação e tratamento.

Bócio de tireoide

O bócio se refere ao aumento do volume tireoidiano, levando a abaulamentos cervicais, sintomas compressivos descritos como disfagia, disfonia, dor, deformidade estética e, mais raramente, dispneia. O aumento do tamanho tireoidiano devido a hiperplasia celular ou nodular precisa de tratamento, e o tratamento cirúrgico é uma alternativa que possibilita melhora dos sintomas, sendo este um tratamento eficaz do bócio de tireoide.

Câncer de tireoide

O câncer de tireoide pode se manifestar de diferentes formas, incluindo a presença de nódulos tireoidianos, crescimento anormal da tireoide, alterações na voz ou linfonodos cervicais anormais. O diagnóstico desse tipo de câncer é feito por meio de exames de imagem e biópsia da tireoide, possibilitando um estadiamento adequado, indispensável para o tratamento oncológico.

Como tratar as alterações na tireoide

Como visto, as doenças nodulares ou crescimentos da tireoide precisam ser investigados, assim que forem notados os primeiros sinais de problemas na tireoide. Dessa forma, o cirurgião de cabeça e pescoço poderá orientar sobre as formas de tratamento para cada caso.

O seguimento clínico pode ser realizado para tumores benignos como nódulos pequenos ou nódulos com punção de benignidade. Já nódulos com crescimento progressivo poder ser candidatos a tratamento com radiofrequência, procedimento realizado por meio de uma punção no nódulo de tireoide através de uma agulha que possibilita a ablação do nódulo, permitindo sua diminuição de tamanho.

Além desse tratamento, as tireoidectomias endoscópicas, robóticas e tradicionais são formas terapêuticas bem estabelecidas para os nódulos maiores de tireoide, crescimentos do parênquima glândulas como o bócio e doenças oncológicas de tireoide.

Portanto, na presença de sinais de problemas na tireoide é fundamental consultar um cirurgião de cabeça e pescoço para obter o diagnóstico correto e iniciar o tratamento adequado.

Entre em contato agora mesmo e agende uma consulta com o Dr. Pablo Quintana.

Fontes:

MDSaúde

Dr. Pablo Ocampo Quintana