Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Tireoidectomia sem cicatriz: como é feita?

Tireoidectomia sem cicatriz: como é feita?
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
24/10/2023

Técnica inovadora de abordagem cirúrgica permite a remoção completa da tireoide sem deixar qualquer cicatriz

A tireoidectomia sem cicatriz é um procedimento cirúrgico que tem sido cada vez mais estudado e explorado, bem como tem crescido consideravelmente nos últimos anos como alternativa à técnica cirúrgica tradicional de remoção parcial ou total da tireoide.

Afinal, essa abordagem minimamente invasiva não deixa qualquer cicatriz na região frontal do pescoço, o que muitas vezes é uma lembrança triste e angustiante para pacientes que precisaram se submeter à retirada da glândula.

O que é tireoidectomia transoral?

A tireoidectomia transoral, também conhecida como TOETVA (Transoral Endoscopic Thyroidectomy Vestibular Approach), ou TORTVA (Tranoral Robotic Thyroidectomy Vestibular Approach) é uma abordagem cirúrgica que permite ao cirurgião de cabeça a pescoço realizar a remoção parcial ou total da tireoide sem deixar cicatrizes visíveis no pescoço, garantindo assim benefícios estéticos aos pacientes.

Essa técnica é amplamente difundida em países da Ásia, mas na Europa, Brasil e outros países da América ainda está crescendo. Por isso, ao optar por uma tireoidectmia transoral é fundamental buscar cirurgiões capacitados para realizar o procedimento com tranquilidade e segurança

Como funciona a tireoidectomia sem cicatriz?

A cirurgia de tireoidectomia sem cicatriz é realizada através de pequenas incisões de aproximadamente 1,5 cm feitas no interior da boca, mais especificamente na região entre os lábios e os dentes, o que elimina a necessidade de cortes externos no pescoço. Através dessas incisões são inseridos os instrumentos endoscópicos ou robóticos, incluindo uma câmera que permite ao cirurgião de cabeça e pescoço visualizar adequadamente a região que está sendo operada.

É, também, através dessas incisões que a glândula tireoide é removida, evitando a necessidade de realizar cortes na região anterior do pescoço – o que por sua vez culmina nas cicatrizes indesejáveis. Ou seja, a tireoidectomia sem cicatriz é realizada totalmente por “dentro” da boca, sem a necessidade de qualquer incisão ou sutura na região do pescoço, permitindo também uma recuperação mais rápida e menos dolorosa ao paciente.

Além disso, vale reforçar que o paciente é submetido a uma anestesia geral durante todo o procedimento e que há indicação de antibiótico profilaxia. Ou seja, alguns profissionais e serviços de saúde podem optar por administrar antibiótico por 24 a 72 horas pós procedimento a fim de reduzir os riscos infecciosos após a cirurgia.

Benefícios da tireoidectomia sem cicatriz

A tireoidectomia transoral oferece vários benefícios significativos ao paciente quando comparada à cirurgia tradicional de remoção da tireoide, tais como:

  • Melhor estética;
  • Menor dor e desconforto;
  • Menor trauma e lembranças negativas associadas à condição de base;

Cuidados após o procedimento

Após a realização da tireoidectomia sem cicatriz, os pacientes precisam seguir rigorosamente as orientações médicas para garantir uma recuperação tranquila, sem intercorrências infecciosas e sem a necessidade de nova abordagem.

Assim, alguns cuidados comuns após a tireoidectomia transoral incluem:

  • Manter a área cirúrgica limpa e usas os antissépticos bucais;
  • Tomar os medicamentos prescritos conforme orientação médica;
  • Repousar nos primeiros dias e evitar atividades físicas intensas;
  • Manter dieta oral branda, com alimentos pastosos e pouco condimentados nos primeiros dias após a tireoidectomia transoral;
  • Comparecer às consultas de acompanhamento agendadas.

Assim, quando os cuidados pós cirúrgicos da tireoidectomia sem cicatriz são realizados adequadamente, o paciente pode ter alta hospitalar em até 24 horas a depender de sua estabilidade clínica, devendo apenas manter o tratamento domiciliar e o acompanhamento ambulatorial para avaliação tanto da técnica cirúrgica quanto da condição de base.

Onde realizar a tireoidectomia transoral?

Ao optar pela tireoidectomia sem cicatriz é fundamental buscar um cirurgião de cabeça e pescoço que seja altamente qualificado e experiente, com capacitação teórica e prática na técnica de tireoidectomia transoral. Com vasta experiência na realização deste procedimento inovador, o Dr. Pablo Quintana pode ajudar esclarecendo informações a respeito do procedimento cirúrgico e se você tem indicação para este tipo de abordagem pela técnica endoscópica ou robótica.

Entre em contato com o Dr. Pablo Quintana e agende já sua consulta.

Fontes:

Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgia