Quanto mais precoce for o diagnóstico do câncer de laringe, maiores são as indicações para um tratamento cirúrgico minimamente invasivo
O câncer de laringe é uma doença que afeta a parte da garganta que contém as cordas vocais e a epiglote, e representa cerca de 25% dos tumores de cabeça e pescoço. Devido a sua localização, quando diagnosticado tardiamente, esse tipo de tumor pode causar perda da voz ou alterações no timbre, bem como pode prejudicar a deglutição.
Portanto, pessoas com fator de risco para a doença devem estar duplamente atentas aos sinais e sintomas que envolvem essa região anatômica a fim de investigar e obter o diagnóstico do câncer de laringe o mais breve possível para evitar complicações importantes e perda de qualidade de vida.
Entre em contato agora mesmo e agende sua consulta
Quais as causas do câncer de laringe?
Tal como a maioria das neoplasias, as causas exatas do câncer de laringe não são totalmente conhecidas, mas sabe-se que há uma grande gama de fatores associados a um maior risco de desenvolvimento da doença, tais como:
- Tabagismo;
- Consumo excessivo de álcool;
- Sexo masculino (a condição afeta 5 vezes mais homens do que mulheres);
- Doença do refluxo gastroesofágico;
- Deficiências nutricionais;
- Infecções de repetição em via aérea superior;
- História familiar.
Principais sintomas e sinais do câncer de laringe
Os principais sinais e sintomas que são observados durante o momento diagnóstico do câncer de laringe, principalmente em indivíduos com fator de risco aumentado, são:
- Rouquidão persistente, que não melhora após algumas semanas;
- Dor de garganta persistente;
- Dificuldade para engolir ou engasgos frequentes;
- Nódulo no pescoço;
- Tosse crônica, sem associação com resfriados ou alergias;
- Perda de peso não intencional.
Como é feito o diagnóstico do câncer de laringe?
O diagnóstico do câncer de laringe envolve várias etapas da investigação médica, que deve se iniciar com a coleta completa da história clínica seguida do exame físico. Nesse momento, o cirurgião de cabeça e pescoço deve dar uma atenção ainda maior à inspeção da laringe, bem como não deve deixar de analisar a orofaringe e até mesmo os canais auditivos.
Além disso, uma avaliação via laringoscopia direta é recomendada principalmente nos pacientes com importantes fatores de risco — como álcool e tabagismo — e sintomas, mas sem lesões visualmente importantes em cavidade oral.
Também podem fazer parte dessa investigação e da busca pelo diagnóstico do câncer de laringe alguns exames de imagem, como endoscopia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética. Por fim, na vigência de alguma massa ou tumoração encontrada, é necessário prosseguir para a biópsia do tecido, para enfim obter a confirmação do diagnóstico e caracterizar melhor o tipo de câncer.
Entre em contato agora mesmo e agende sua consulta
Quem realiza o diagnóstico do câncer de laringe?
O diagnóstico do câncer de laringe deve ser feito por profissionais especializados em doenças da cabeça e pescoço, como otorrinolaringologistas especializados em cirurgia oncológica, que também são os responsáveis pelo tratamento cirúrgico. Após a confirmação via biópsia, um oncologista também passa a fazer parte da equipe médica para auxiliar na definição das abordagens.
Tratamento do câncer de laringe
O tratamento do câncer de laringe depende do estágio da doença, do tamanho do tumor e de outros fatores individuais, sendo que a escolha pela melhor opção terapêutica é uma decisão entre cirurgião, oncologista e paciente. Porém, quando se fala em câncer de laringe, as principais modalidades de tratamento são a radioterapia – especialmente nos casos em que o diagnóstico do câncer de laringe ocorre nos estágios iniciais da doença — e a cirurgia.
Sempre que possível, as cirurgias de remoção do tumor de laringe devem ser feitas por métodos minimamente invasivos, com uso de laser ou cirurgia robótica, a fim de garantir uma melhor recuperação ao paciente. Porém, em alguns casos, pode ser necessário optar pela cirurgia aberta para que se tenha uma melhor visualização do tumor e melhor ressecção de margens cirúrgicas.
Onde tratar o câncer de laringe?
Para obter o diagnóstico do câncer de laringe e o melhor tratamento e cuidado possível, é fundamental buscar um centro médico de excelência e contar com a expertise de profissionais qualificados como o Dr. Pablo, um renomado cirurgião de cabeça e pescoço com expertise em câncer de laringe.
Entre em contato com o Dr. Pablo Quintana e agende já sua consulta.
Fontes:
– UpToDate
– Universidade Federal do Ceará
– AMB