Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Principais cuidados com a traqueostomia

Principais cuidados com a traqueostomia
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
10/06/2024

Manter um bom cuidado com a ferida operatória e a cânula de traqueostomia é importante para evitar complicações graves

A traqueostomia é um procedimento cirúrgico realizado em crianças e adultos, tanto para o tratamento de condições crônicas, pós laringectomia total (permanente) quanto para casos agudos de obstrução de vias aéreas ou necessidade de ventilação mecânica prolongada, cirurgias de cabeça e pescoço (temporária). Porém, embora seja um procedimento rotineiro, é preciso ter cuidados com a traqueostomia para evitar acúmulo de sujeira, infecções, remoção acidental e outras complicações.

Quero realizar esse procedimento!

Cuidados no pré-operatório da traqueostomia

Nos casos em que o procedimento é planejado e programado, é possível ter alguns cuidados com a traqueostomia já no pré-operatório, como:

  • Conhecer o quadro do paciente e a indicação clínica para o procedimento;
  • Avaliar laboratorialmente o perfil de coagulação do paciente;
  • Identificar fatores que podem demandar mais atenção, como pescoço curto, infecções adjacentes e história de cirurgia cervical;
  • Realizar prova de função pulmonar em pacientes colaborativos.
  • Orientar ao paciente e família sobre o procedimento e cuidados pós cirurgia.

Vale destacar, ainda, que dentre os cuidados com traqueostomia que não podem ser esquecidos está a discussão detalhada dos riscos e benefícios do procedimento, bem como preparar emocionalmente os familiares para os cuidados pós-operatórios, principalmente no caso de pacientes que têm indicação de traqueostomia permanente.

Realize a traqueostomia com um cirurgião especialista!

CONTATO

Cuidados com a traqueostomia

Após a realização do procedimento, existem alguns cuidados com a traqueostomia que devem ser tomados para prevenir complicações e promover a recuperação adequada do paciente. Alguns desses cuidados no médio e longo prazo estão expostos a seguir.

Higiene pessoal

A base dos cuidados com traqueostomia é a higiene local, sendo fundamental manter a área ao redor da cânula limpa e seca para evitar acúmulo de sujeira e proliferação de bactérias e fungos. Para isso, orienta-se que a limpeza diária seja feita apenas com soro fisiológico, principalmente após o banho, bastando secar o local de inserção da cânula logo em seguida.

Cuidados com a cânula

Para garantir uma ventilação adequada aos pulmões do paciente, é preciso verificar regularmente a posição e a fixação da cânula, principalmente após as manipulações, como limpeza ou mobilização do paciente.

Troca da superfície almofadada

Trocar regularmente a superfície almofadada sob o pescoço também faz parte dos cuidados com traqueostomia, pois ajuda a evitar irritações e lesões na pele. Além disso, o médico pode indicar algum óleo ou outra substância para passar na região e evitar reações alérgicas que gerem desconforto ao paciente.

Ferida operatória

Por ser uma área de bastante manipulação, o local da traqueostomia pode demorar para cicatrizar, portanto é fundamental ter atenção extra com a ferida operatória. Assim, alguns cuidados com a traqueostomia incluem manter a ferida limpa e seca, observando qualquer sinal de infecção, como vermelhidão, inchaço ou secreção purulenta.

Aspiração

Cuidadores de pessoas traqueostomizadas devem saber que um dos mais importantes cuidados com traqueostomia é a aspiração das vias aéreas, que precisa ser feita frequentemente para remover secreções que ali se acumulam e evitar obstruções. Embora esse cuidado gere insegurança para muitas pessoas, com as instruções adequadas é possível fazer a aspiração em casa com tranquilidade.

Processo de decanulação com segurança

O processo de decanulação, ou seja, a retirada da cânula de traqueostomia de forma permanente, deve ser realizado sob orientação médica e criteriosa avaliação da capacidade do paciente de respirar de forma adequada sem o suporte da cânula.

Quais são os problemas comuns com a traqueostomia?

A falta de informação sobre a importância dos cuidados com a traqueostomia é responsável pelos problemas mais comuns associados a esse dispositivo, como:

  • Infecções na área da traqueostomia;
  • Obstrução da cânula devido ao acúmulo de secreções;
  • Lesões na pele ao redor da traqueostomia;
  • Complicações respiratórias, como pneumonias associadas à aspiração;
  • Desconforto ou dor associados à presença da cânula.

Por isso, é fundamental conhecer o equipamento, sua funcionalidade e formas de manipulá-lo, principalmente no caso de cuidadores que ficarão responsáveis pela higienização e aspiração da cânula no cenário domiciliar.

Agende sua consulta com o Dr. Pablo Quintana.

 

Fontes:

Ebserh;

A C Camargo.