Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Quando a tireoidectomia é indicada?

Quando a tireoidectomia é indicada?
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
16/01/2024

A remoção cirúrgica da tireoide pode trazer inúmeros benefícios ao paciente quando indicada

A tireoidectomia é um procedimento cirúrgico que envolve a remoção total ou parcial da tireoide, glândula que se localiza na região anterior do pescoço e que tem grande importância para o funcionamento do sistema endocrinológico (hormonal). Assim, dado que existem situações em que essa cirurgia traz muitos benefícios à saúde do paciente e melhora sua qualidade de vida, é importante saber quando a tireoidectomia é indicada.

Faça a tireoidectomia com o Dr. Pablo Quintana!

CONTATO

Como é feita a tireoidectomia?

Quando a tireoidectomia é indicada, cabe ao cirurgião de cabeça e pescoço orientar o paciente quanto ao procedimento e o que esperar durante o período de recuperação. Assim, vale citar que essa cirurgia é realizada sob anestesia geral, demora entre 2 e 3 horas e o tempo de internação hospitalar varia entre 24 e 48 horas, dependendo do caso a ser operado.

Além disso, quando a tireoidectomia é indicada, é comum que o cirurgião estude o caso e indique se o plano é fazer uma remoção parcial ou total. Ainda assim, é importante que o paciente esteja ciente de que em algumas situações — especialmente no tratamento do câncer —, ao adentrar o sítio cirúrgico, o médico pode precisar remover toda a tireoide, mesmo quando o plano era remover apenas parte da glândula. Também podem ser necessários a remoção de linfonodos suspeitos nas cadeias ganglionares perto da tireoide.

Quando ela é indicada?

Existem diversas condições para as quais esse procedimento pode ser indicado, sendo que as principais situações estão expostas a seguir.

Tratamento do câncer

O câncer de tireoide é uma das principais indicações para a tireoidectomia, visto que a remoção da glândula é parte do tratamento para eliminar as células cancerígenas, e geralmente está associada ao acompanhamento clínico devido às possibilidades de recidiva. Além disso, quando a tireoidectomia é indicada como parte do tratamento dessa doença, a abordagem cirúrgica dependerá do estágio e do tipo de tumor diagnosticado.

Nódulos volumosos com compressão de estruturas cervicais

Nem todos os nódulos e tumores que surgem na tireoide são, de fato, malignos. Porém, nódulos benignos podem crescer e se tornar volumosos, causando a compressão de outras estruturas do pescoço, como a traqueia e o esôfago, o que atrapalha a deglutição e até mesmo a respiração.

Hipertireoidismo refratário

O hipertireoidismo é uma condição bastante comum em adultos e idosos, e é caracterizado pela produção excessiva de hormônios tireoidianos. Seu tratamento inicial consiste em terapia medicamentosa, mas quando a tireoidectomia é indicada significa que não houve boa resposta à abordagem clínica.

Faça a tireoidectomia com o Dr. Pablo Quintana!

CONTATO

Estética

Em alguns casos, o próprio paciente busca o cirurgião de cabeça e pescoço para realizar a tireoidectomia por razões estéticas ou de conforto. Geralmente, nódulos ou tireoide volumosa provocam deformidades estéticas devido ao abaulamento anterior no pescoço.

Nessas situações, é preciso realizar uma avaliação completa da condição de saúde do paciente para avaliar os benefícios que o procedimento pode trazer.

Benefícios do procedimento

Tal como qualquer procedimento cirúrgico, a escolha pela tireoidectomia como tratamento preferencial leva em consideração os benefícios que ela traz ao paciente, principalmente quando a tireoidectomia é indicada para o tratamento de doenças benignas ou malignas.

No caso do câncer, a cirurgia geralmente envolve a retirada da glândula, o que colabora para o controle local da doença. Porém, em alguns tipos de câncer de tireoide, a remoção parcial da glândula — procedimento também chamado de lobectomia — pode ser indicada, e seus benefícios devem ser discutidos quanto à preservação de paratireoides, menor manipulação de nervos laríngeos e produção endógena de hormônio tireoidiano.

Além disso, quando a tireoidectomia é indicada, seja para o tratamento do câncer ou para outras condições, como a remoção de nódulos volumosos ou controle do hipertireoidismo, os benefícios se estendem, sendo estes os principais:

  • Menores índices de recidiva do câncer;
  • Melhora para respirar;
  • Menor dificuldade para engolir os alimentos;
  • Normalização dos níveis hormonais em pacientes com hipertireoidismo;
  • Melhoria estética.

Qual profissional procurar para o procedimento?

A decisão de realizar uma tireoidectomia deve ser cuidadosamente discutida com um profissional de saúde qualificado; e, embora o endocrinologista ou cirurgião de cabeça e pescoço compartilhem o diagnóstico e tratamento das doenças de tireoide, a cirurgia em si deve ser feita pelo cirurgião de cabeça e pescoço, médico especializado na complexidade anatômica dessa região.

Portanto, quando a tireoidectomia é indicada, além de ter um diagnóstico adequado, os benefícios do tratamento devem ser cuidadosamente discutidos com seu cirurgião de cabeça e pescoço, trazendo melhora na qualidade de vida.

Faça a tireoidectomia com o Dr. Pablo Quintana!

CONTATO

Entre em contato com o Dr. Pablo Quintana e agende já sua consulta.

Fontes:

Hospital Israelita Albert Einstein

Instituto Oncoguia

Associação Médica Brasileira (AMB)