Procedimento versátil na prática médica, a laringoscopia tem indicação tanto para diagnóstico quanto para tratamento de doenças da cabeça e pescoço
A laringoscopia é um procedimento médico realizado para examinar visualmente as regiões da orofaringe, hipofaringe e da laringe – parte do trato respiratório localizada na região da garganta –, através de um instrumento chamado laringoscópio. Esse dispositivo possui uma câmera acoplada em sua ponta, que permite visualizar toda a garganta do paciente desde a base da língua até a traqueia, se necessário.
São diversas as situações que demandam a realização desse exame, sendo que o otorrinolaringologista ou o cirurgião de cabeça e pescoço são os médicos que vão dizer quando é indicada a laringoscopia. O exame serve para avaliar as diferentes regiões anatômicas, assim como para obter um diagnóstico, para coletar tecido que deve ser biopsiado ou para realizar tratamentos locais. Além disso, em algumas situações pode ser necessário realizar a nasolaringoscopia, que é a inserção do laringoscópio flexível a partir da cavidade nasal.
agende seu exame de laringoscopia com o dr. pablo quintana!
Indicação da laringoscopia
A laringoscopia pode ser indicada tanto para crianças quanto para adultos em diversas situações clínicas.
Quando é indicada a laringoscopia:
Rouquidão prolongada
Uma das situações de quando é indicada a laringoscopia é nos casos de rouquidão prolongada, alterações da voz ou afonia, que não se resolvem com medicamentos ou outras terapias, sendo necessário avaliar a região da laringe.
Refluxo gastroesofágico
Pacientes com refluxo gastroesofágico crônico podem apresentar lesões ou inchados (edema) na faringe e na laringe. Nesses casos, a condição passa a se chamar refluxo faringolaríngeo e causa bastante dor e queimação na região da garganta, sintoma conhecido como globus faríngeo, podendo ser avaliado com um laringoscópio.
Suspeita de câncer
O câncer de laringe corresponde a cerca de 25% dos tumores malignos na região da cabeça e pescoço, portanto mediante qualquer suspeita é preciso realizar uma investigação. Nesses casos, a laringoscopia pode ser utilizada também como forma de diagnóstico.
O câncer de base de língua, com sintomas característicos como otalgia, disfagia (dificuldade de engolir) e engasgo, precisa da laringoscopia para avaliação desta região anatômica.
Por último, o câncer de hipofaringe, provocando engasgos, rouquidão e linfonodos cervicais, precisa da laringoscopia como forma de avaliação no consultório e certamente para diagnóstico através de biópsias.
Entre em contato com o Cirurgião de Cabeça e Pescoço!
Tratamentos locais
Outra situação de quando é indicada a laringoscopia é para o tratamento de lesões da orofaringe, incluindo a remoção de nódulos e pólipos, a retirada de corpos estranhos e a cauterização de lesões vasculares.
Outras causas
Outras diversas situações podem estimular a busca por atendimento médico especializado, quando é indicada a laringoscopia para obter diagnóstico, tais como:
- Dor de garganta excessiva e refratária a medicamentos;
- Dor ou dificuldade para engolir;
- Aftas recorrentes;
- Emagrecimento sem causa conhecida;
- Engasgos frequentes;
- Investigação de tosse crônica ou com sangue;
- Monitoramento pós-tratamento;
- Avaliação da funcionalidade da laringe.
É importante ressaltar que a decisão de realizar uma laringoscopia baseia-se na avaliação clínica do médico, considerando os sintomas e histórico do paciente, exames prévios e necessidades individuais.
Qual profissional realiza a laringoscopia?
A laringoscopia deve sempre ser realizada por um médico especializado e com prática no procedimento, como o otorrinolaringologista e o cirurgião de cabeça e pescoço, profissionais treinados para diagnosticar e tratar doenças benignas ou malignas da orofaringe, laringe e hipofaringe. Assim, esses especialistas saberão quais tratamentos realizar e quando é indicada a laringoscopia, seja para diagnóstico ou para tratamento.
Cuidados após o procedimento
Logo após a realização do exame o paciente é liberado, não havendo necessidade de permanecer internado nem sob observação. Porém, quando é indicada a laringoscopia é preciso ter alguns cuidados pós-procedimento para promover uma recuperação tranquila e completa. Esses cuidados serão devidamente explicados pelo seu médico, mas podem incluir:
- Repouso vocal;
- Hidratação;
- Evitar substâncias irritativas, como fumaça de cigarro, poeira ou produtos químicos;
- Uso de analgésicos ou anti-inflamatórios para alívio da dor;
- Dieta específica quando for realizada biópsia;
- Retorno e acompanhamento médico.
É importante seguir todas as instruções e recomendações, pois embora não seja um procedimento doloroso, pode causar um certo incômodo após sua realização, incluindo rouquidão e dor de garganta. Caso ocorra algum sintoma incomum, como sangramento excessivo, dificuldade respiratória ou febre, é fundamental entrar em contato com o médico imediatamente.
Agende sua consulta com o especialista em cabeça e pescoço Dr. Pablo Quintana.
Fontes: