Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Sintomas de nódulo na tireoide

Sintomas de nódulo na tireoide
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)
26/09/2023

Nem todos os nódulos de tireoide são sintomáticos, mas ao serem identificados é fundamental investigar sua causa com um cirurgião de cabeça e pescoço

Os nódulos na tireoide são uma condição relativamente comum e caracterizada pelo aparecimento de protuberâncias ou crescimentos anormais nesta glândula. Porém, como na maior parte das vezes o paciente não se queixa de sintomas de nódulo na tireoide, essa condição acaba sendo descoberta por acaso durante exames médicos de rotina, o que acontece em 6,4% das mulheres e em 1,5% dos homens em exames físicos de acompanhamento rotineiro.

Porém, quando os nódulos são maiores que 3 cm, algumas pessoas podem começar a apresentar sintomas mais específicos e que devem ser prontamente reconhecidos pelo médico. O objetivo é realizar uma avaliação adequada para se obter um diagnóstico preciso e iniciar o melhor tratamento.

agende sua consulta com o dr. pablo quintana!

Quais os sintomas de nódulo na tireoide?

A maioria dos nódulos na tireoide são assintomáticos (cerca de 90%), e por isso é muito comum que sejam descobertos apenas em exames físicos de rotina ou por meio de exames complementares, como ultrassom e tomografias. No entanto, em alguns casos, é possível notar sintomas de nódulo na tireoide que vão além da protuberância no local, tais como:

  • Sintomas de disfunção tireoidiana, como no hipo ou no hipertireoidismo (alteração da frequência cardíaca, da sensação térmica e ganho ou perda de peso);
  • Rouquidão ou mudanças no timbre vocal, indicando a possibilidade de o nódulo estar pressionando as cordas vocais;
  • Dor ou incômodo na parte anterior do pescoço;
  • Dificuldade de engolir devido à possível compressão da traqueia ou do esôfago;
  • Compressão cervical, podendo causar desconforto, dificuldade para respirar ou sensação de aperto.
  • Defeito estético na região cervical, devido ao aumento de tamanho glandular ou nodular.

É importante destacar que esses sintomas podem estar associados a outras condições da tireoide, não necessariamente indicando a presença de nódulos, e por isso um diagnóstico médico preciso é fundamental para determinar a causa dos sintomas de nódulo na tireoide e orientar o tratamento adequado.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico dos nódulos tireoidianos pode ser feito de maneira acidental – durante uma consulta de rotina ou na investigação de outros quadros clínicos – bem como pode ser guiado a partir do momento em que o paciente se apresenta no consultório com sintomas de nódulo na tireoide. Nesses casos, o diagnóstico se dá pela combinação entre história clínica, exame físico (palpação da tireoide para detectar os nódulos) e exames complementares, sendo a ultrassonografia o principal deles, além de exames hormonais.

Além disso, ao notar um nódulo com características suspeitas de malignidade, uma amostra de tecido deve ser coletada através de uma Punção Aspirativa com Agulha Fina (PAAF) e ser enviada para biópsia laboratorial.

Opções de tratamento

O tratamento dessa condição depende dos sintomas de nódulo na tireoide, de seu tamanho, características morfológicas e, principalmente, da etiologia do quadro. No caso de nódulos benignos que são pequenos e que não causam sintomas, há a possibilidade de monitorar o paciente por alguns meses ou até anos, realizando exames regulares para verificar possíveis alterações no quadro que demandem intervenção ou a realização de procedimento menos invasivo, como a radiofrequência em nódulos benignos da tireoide.

Além disso, a depender do quadro sintomático e da origem do nódulo, é possível interver com medicamentos que ajudam a reduzir o tamanho ou até mesmo a minimizar os sintomas de nódulo na tireoide. Já em casos de nódulos grandes, nódulos malignos ou presença de sintomas significativos, a remoção cirúrgica parcial ou total da tireoide pode ser necessária, conforme será indicado por um profissional especializado em cirurgia de cabeça e pescoço.

Qual profissional procurar nestes casos?

A recomendação é de que ao detectar quaisquer sintomas de nódulo na tireoide, o paciente busque a avaliação de um médico especialista, como um cirurgião de cabeça e pescoço. Esse profissional tem a expertise necessária para realizar uma avaliação clínica completa, solicitar exames específicos e determinar o melhor curso de tratamento, garantindo uma abordagem adequada e individualizada para cada paciente.

Agende sua consulta com o Dr. Pablo Quintana e agende já sua consulta.

 

Fontes:

Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabolismo

UFRGS