A ablação por radiofrequência é uma opção de terapia não invasiva para nódulos de tireoide
O tratamento de nódulo na tireoide sem cirurgia é um desejo de muitos pacientes diagnosticados com massas ou caroços nessa glândula. Esses nódulos são bastante comuns e, na maioria das vezes, são benignos e assintomáticos, mas geralmente requerem tratamento. Tradicionalmente, o tratamento dos nódulos na tireoide envolve cirurgia, mas com os avanços tecnológicos, novas alternativas têm surgido, permitindo abordagens mais simples e menos invasivas.
Saiba como tratar nódulos na tireoide sem cirurgia!
Como é realizado o diagnóstico dos nódulos na tireoide?
O diagnóstico dos nódulos na tireoide geralmente começa com um exame físico, seguido por exames de imagem e testes laboratoriais. Entre os principais métodos de diagnóstico estão a ultrassonografia, a punção aspirativa por agulha fina (PAAF) e os exames de sangue, que permitem avaliar os níveis de hormônios tireoidianos (TSH, T3 e T4) para verificar a função da tireoide.
Assim, a partir desses exames é possível classificar a nodulação quanto à sua benignidade e decidir sobre o tratamento de nódulo na tireoide sem cirurgia.
Tratamento de nódulo na tireoide sem cirurgia: é possível?
Sim, o tratamento de nódulos na tireoide sem cirurgia é possível, especialmente através da técnica de ablação por radiofrequência. Essa é uma alternativa minimamente invasiva para o tratamento de nódulos tireoidianos benignos e que utiliza energia de radiofrequência para gerar calor e reduzir o tamanho do nódulo e aliviar os sintomas.
Como funciona a ablação por radiofrequência?
A ablação por radiofrequência é uma opção para pessoas que buscam tratamento de nódulo na tireoide sem cirurgia, sendo realizado sob anestesia local e com o paciente acordado.
Nessas abordagens, um eletrodo de radiofrequência é inserido no nódulo de tireoide sob orientação ultrassonográfica, de tal forma que a energia é transmitida gerando um calor que destrói o tecido do nódulo. Trata-se de um procedimento rápido, com duração de 30 a 60 minutos, sendo que o paciente pode voltar para casa no mesmo dia.
Explore as opções de tratamento não cirúrgico para nódulos na tireoide.
Indicações da ablação por radiofrequência para tireoide
A ablação por radiofrequência é indicada principalmente para nódulos tireoidianos benignos que causam sintomas compressivos, estéticos ou funcionais. As principais indicações para o tratamento de nódulo na tireoide sem cirurgia incluem:
- Nódulos benignos grandes e que causam desconforto;
- Nódulos que causam dificuldade para engolir ou respirar;
- Nódulos autônomos, que produzem hormônios tireoidianos em excesso, levando ao hipertireoidismo (Doença de Plummer);
- Nódulos benignos que provocam defeito estético;
- Nódulos malignos, microcarcinomas de tireoide;
- Alternativa para pacientes que buscam tratamento de nódulo da tireoide sem cirurgia.
Porém, antes de considerar a ablação por radiofrequência é importante que os nódulos sejam confirmados como benignos por um cirurgião de cabeça e pescoço através da PAAF.
Benefícios da ablação por radiofrequência para tireoide
A ablação por radiofrequência oferece vários benefícios ao paciente em comparação com a cirurgia tradicional. O primeiro ponto a ser destacado é o fato de se tratar de um procedimento minimamente invasivo, sem cortes, suturas ou anestesia geral.
Além disso, o tratamento de nódulo na tireoide sem cirurgia permite uma recuperação mais rápida, o que ajuda os pacientes a retomarem suas atividades normais em um tempo muito mais rápido. Outros benefícios da ablação por radiofrequência incluem um menor risco de complicações e melhores resultados estéticos.
Ou seja, a ablação por radiofrequência é uma alternativa bastante atrativa de tratamento de nódulo na tireoide sem cirurgia em casos cuja massa é comprovadamente benigna.
Cuidados após ablação por radiofrequência para tireoide
Após o procedimento, é importante que o paciente siga algumas recomendações para garantir uma recuperação tranquila e eficaz, como:
- Repouso relativo, evitando atividades físicas intensas por alguns dias;
- Compressas geladas na região cervical;
- Manter um acompanhamento médico com consultas e exames periódicos;
- Utilizar os medicamentos prescritos pelo médico, se necessário, para controlar qualquer desconforto ou dor;
- Manter uma boa hidratação e seguir uma dieta balanceada para promover a recuperação.
Nesse sentido, a ablação por radiofrequência tem se tornado uma alternativa de tratamento de nódulo na tireoide sem cirurgia, com resultados eficazes para nódulos tireoidianos benignos.
Entre em contato agora mesmo com o Dr. Pablo Quintana
Fontes:
– Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia
– UFRGS
– AMB